5 formas de reduzir custos por meio da contabilidade

Reduzir custos é a pauta de muitas reuniões pelo mundo todo. A verdade é que evitar prejuízos, tornar as contas “redondinhas” e operar no azul, devem ser prioridades na gestão de todo empreendimento, independentemente da área de atuação. A contabilidade é uma grande aliada nesse processo!

Pensando nisso, hoje elencamos 5 maneiras de cortar custos por meio dos processos contábeis. Assim, você vai ficar por dentro dos benefícios de fazer contabilidade estratégica e contar com essa parceria para nortear a empresa rumo ao sucesso. Quer ficar por dentro? Confira a seguir!

1. Atendimento às normas

Não é preciso esperar uma crise financeira para rever a estrutura dos processos do negócio e garantir que tudo está como deveria. Lembre-se de que a redução de custos impacta diretamente no rendimento e na lucratividade. Nesse sentido, a contabilidade opera evitando que a empresa atue fora das regras fiscais e tributárias.

Esse acompanhamento é importante porque livra o empresário de multas. Além das normas contábeis, cada setor também carrega suas próprias exigências. A contabilidade pode atuar como uma consultoria, estabelecendo protocolos para atendimento da legalidade de acordo com a área de atuação.

2. Adequação do regime tributário

Há diversos modelos de tributação no Brasil. Se a empresa não escolhe o mais adequado, acaba pagando impostos desnecessariamente. É preciso levar em consideração o ramo de atuação para escolher qual é o regime mais adequado e, principalmente, vantajoso. 

As escolhas realizadas no momento do encaixe do regime fazem toda a diferença no corte de custos. Elementos como localização, faturamento etc. devem ser considerados também. Por isso, é fundamental contar com experts no assunto!

Foco no planejamento tributário

Falando em regime tributário, não podemos deixar de fora o planejamento. A contabilidade atua sim na defesa, protegendo o cliente. Dessa forma, estratégias para pagamentos dos tributos são elaboradas. Por outro lado, ela é capaz de usar as ferramentas para aproveitar oportunidades previstas em Lei, que geralmente o próprio gestor desconhece.

3. Redução de impostos

Quantas empresas não são pegas tentando burlar o pagamento de impostos? Isso acontece principalmente quando os valores acabam “prejudicando” o orçamento da empresa. Para não cair nesses meios ilícitos, é fundamental ter a contabilidade apoiando.

Por meio do planejamento tributário, a empresa se livra de impactos negativos motivados pelo pagamento de impostos, pois nenhum título indevido passa despercebido. A contabilidade cuida disso, implantando modelos e ações focados no abatimento de impostos.

4. Análise dos processos

A contabilidade não atua apenas na defesa. Ela também deve ter caráter arrojado. Um dos meios de cumprir essa missão, focando no ato de reduzir custos é o mapeamento dos procedimentos. Quando você pensa numa consultoria contábil, realiza o processo de diagnóstico.

Nesse primeiro momento, os consultores acompanham o dia a dia da empresa, elencando todos os desafios enfrentados, bem como potenciais a serem explorados. Dessa forma, ocorre a otimização dos processos, uma vez que medidas são sugeridas.

A implementação também é acompanhada. Assim, os excessos são eliminados, economizando recursos.

5. Menos incidência de erros

Controle é a palavra de ordem. Quando a contabilidade atua revisando todos os padrões atuais na atuação da empresa e pontuando pontos de melhoria, as vantagens começam a aparecer nos resultados. Principalmente no quesito financeiro, não há uma pessoa mais capacitada para analisar e produzir soluções do que o seu contador.

Se a sua empresa está tendo problemas para reduzir custos, é hora de mudar a sua visão sobre a contabilidade e contar com a expertise dela para auxiliar a tomada de decisão. Ela é capaz de avaliar seu fluxo de caixa, demonstrando a real condição financeira da empresa, com base em dados cotidianos.

Tudo — absolutamente tudo — que ocorre dentro do negócio é devidamente registrado pela contabilidade. Se você não usa a análise dessas informações, está jogando fora o poder de uma ferramenta poderosíssima. Para entender mais sobre esse assunto, leia o post sobre consultoria contábil que preparamos para esclarecer você!

Deixe uma resposta 0 comentários