Reduzir Custos por meio da contabilidade: Conheça 5 formas de Economizar

Reduzir custos é a pauta de muitas reuniões pelo mundo todo. A verdade é que evitar prejuízos, tornar as contas “redondinhas” e operar no azul, devem ser prioridades na gestão de todo empreendimento, independentemente da área de atuação. A contabilidade é uma grande aliada nesse processo!

Pensando nisso, hoje elencamos 5 maneiras de cortar custos por meio de processos contábeis. Assim, você ficará por dentro dos benefícios da contabilidade estratégica e contar com essa parceria para nortear a sua empresa rumo ao sucesso. Quer ficar por dentro? Confira a seguir!

1. Atendimento às normas

Não é preciso esperar uma crise financeira para rever a estrutura dos processos do negócio e garantir que tudo está como deveria. Desse modo, lembre-se de que a redução de custos impacta diretamente no rendimento e na lucratividade. Nesse sentido, a contabilidade opera evitando que a empresa atue fora das regras fiscais e tributárias e consequentemente as penalidades..

Sendo assim, esse acompanhamento é extremamente importante porque livra o empresário de multas e sansões. Além das normas contábeis, cada setor também carrega suas próprias exigências. A contabilidade pode atuar como uma consultoria, estabelecendo protocolos, processos e normas para atendimento da legalidade, de acordo com a área de atuação.

2. Adequação do regime tributário

Há diversos modelos de tributação no Brasil. Se a empresa não escolhe o mais adequado, acaba pagando impostos desnecessariamente. É preciso levar em consideração o ramo de atuação e porte da empresa para escolher qual é o regime mais adequado e, principalmente, vantajoso. 

As escolhas realizadas no momento do encaixe do regime fazem toda a diferença no corte de custos. Pois eles definem alíquotas que a empresa pagará, benefícios, subsídios e isenções. Deste modo, elementos como localização, faturamento, quantidade de funcionários e afins, devem ser considerados também. Por isso, é fundamental contar com experts no assunto!

Foco no planejamento tributário para reduzir custos

Falando em regime tributário, não podemos deixar de fora o planejamento. A contabilidade atua também na defesa, protegendo o cliente. Dessa forma, estratégias para pagamentos dos tributos são essenciais e cada vez mais empresas estão optando em dar mais atenção ao planejamento tributário. Cada vez mais tem se comentado sobre ele e buscado como fazê-lo. Vale lembrar que esta estratégia pode ser muito complexa e elaborada, mas que ainda assim vale muito a pena, pelas vantagens que traz. Sendo assim, o mais recomendado é sempre buscar um contador especializado para evitar erros na hora do planejamento!

3. Redução de impostos

Quantas empresas não são pegas tentando burlar o pagamento de impostos? Isso acontece principalmente quando os valores acabam “prejudicando” o orçamento da empresa. Para não cair nesses meios ilícitos, é fundamental ter a contabilidade apoiando.

Por meio do planejamento tributário, a empresa se livra de impactos negativos motivados pelo pagamento de impostos, pois nenhum título indevido passa despercebido. A contabilidade, de forma estratégica, cuida disso, implantando modelos e ações focados no abatimento de impostos.

4. Análise dos processos para reduzir custos

Além disso, a contabilidade não atua apenas na defesa. Ela também deve ter caráter arrojado. Um dos meios de cumprir essa missão, focando no ato de reduzir custos é o mapeamento dos procedimentos.

Nesse primeiro momento, os consultores acompanham o dia a dia da empresa, elencando todos os desafios enfrentados, bem como potenciais a serem explorados. Dessa forma, ocorre a otimização dos processos, uma vez que medidas são sugeridas.

A implementação também é acompanhada. Assim, os excessos são eliminados, economizando recursos.

5. Menos incidência de erros para reduzir custos

Controle é a palavra de ordem. Quando a contabilidade atua revisando todos os padrões atuais na atuação da empresa e pontuando pontos de melhoria, as vantagens começam a aparecer nos resultados. Principalmente no quesito financeiro, não há uma pessoa mais capacitada para analisar e produzir soluções do que o seu contador.

E claro, quando estamos no quesito incidência de erros, não podemos de deixar de falar sobre os erros cometidos por muitas empresas na apuração de impostos. Desta forma, a contabilidade suge não só para te dar um norte, mas sim para ser a base. Dar a empresa a estabilidade, a confiança que não terá multas no que se diz respeito a pagamentos de impostos, deixando a empresa focar 100% em seu produto ou serviço.

Já utilizou alguma dessas dicas para reduzir custos?

Se a sua empresa está tendo problemas para reduzir custos, é hora de mudar a sua visão sobre a contabilidade e contar com a expertise dela para auxiliar a tomada de decisão. Ela é capaz de avaliar seu fluxo de caixa e outros relatórios financeiros, demonstrando a real condição financeira da empresa, com base em dados cotidianos.

Tudo — absolutamente tudo — que ocorre dentro do negócio é devidamente registrado pela contabilidade. Se você não usa a análise dessas informações, está jogando fora o poder de uma ferramenta poderosíssima.

E claro, se gostou do nosso artigo, achou útil e válido, não esqueça de compartilhá-lo com seus colegas e empresários que estão gastando muito mais do que precisariam com a organização. Além disso, continue no blog, pois entregamos muitos mais conteúdos sobre redução de custos, finanças e é claro, muita, muita contabilidade estratégica!

>