BLOCKCHAIN – UMA REALIDADE NA CONTABILIDADE ESTRATÉGICA

 cadastro

Você já fez algum cadastro online com senha, que foi necessário fornecer CPF, e-mail ou endereço?

Se a resposta foi “sim”, saiba que há possibilidades desses dados serem vazados. Mais de 8,4 bilhões de senhas podem estar circulando na internet neste exato momento.

Ao que tudo indica, um arquivo de texto de 100 GB foi compartilhado em um fórum de hackers. O vazamento de dados é considerado o maior da história, segundo alguns especialistas de segurança cibernética.

O caso foi chamado de RockYou2021, em referência ao incidente ocorrido em 2009 chamado RockYou, que expôs 32 milhões de senhas, de acordo com site Cyber News, publicação especializada em cibersegurança.

dados

“Como a maioria das pessoas reutiliza suas senhas em vários aplicativos e sites, o número de contas afetadas por invasões de credenciais e ataques de pulverização de senhas após esse vazamento pode chegar a milhões, senão bilhões”, diz a publicação.

Ter esses dados vazados contribuem para o crescimento de fraudes, principalmente casos relacionados a ataques de contas bancarias, tendo em vista que para efetuar uma transação bancária basta ter acesso a um celular e dados como CPF e uma senha padrão.

Blockchain como ferramenta de segurança

Na era digital, em que essas transações bancárias se dirigem cada vez mais para o universo virtual, muitos são os questionamentos. Há quem faça todas as atividades financeiras online, mas em contra partida, temos aqueles que não querem nem ter contato com essa possibilidade. Afinal, tudo o que é feito nesse ambiente hoje pode ser rastreado, apresentando a possibilidade de possíveis fraudes.

blocos

Para tornar as operações financeiras online mais confiáveis, muitas tecnologias já foram testadas. De senhas a tokens, passando por acessórios físicos de geração de códigos, houve muitas tentativas diferentes nesse aspecto.

A mais elaborada delas é a blockchain. Com ela, é possível ter uma internet anônima, descentralizada e com garantia de proteção à privacidade. Em tradução livre, blockchain é uma corrente de blocos.

Blockchain, o que é?

A blockchain é um livro contábil, onde são cadastrados vários tipos de transações.

blockchain

Com a descentralização, as páginas desse livro contábil são armazenadas em blocos localizadas em lugares distintos, trata-se de um registro coletivo distribuído em rede.

Como essas anotações são públicas e compartilhadas, podem ser verificadas a qualquer momento. Apesar de a transparência ser uma das principais qualidades da blockchain, os dados dos envolvidos ficam seguros, pois, tudo é criptografado.

É possível saber que a operação ocorreu porque ela fica gravada no sistema para sempre. Além disso, depois que ela é inserida, não pode ser desfeita nem alterada. Isso faz da blockchain um registro permanente e à prova de violação.

Por exemplo, caso algum usuário faça a venda de uma Criptomoeda (Bitcoin, Ethereum, Bitcoin cash, etc), após essa ação é gerado um histórico salvo em toda a rede.

Demonstrando que aquela transação foi feita, esse movimento deve ser aprovado pela maioria, só assim validando a ação.

Sua operação se torna muito mais segura, pois, para que haja fraude seria necessário burlar todas as máquinas onde estão salvos os dados e atualizar a rede, após isso enviar um novo histórico alterado para que fosse validado pelos usuários.

Uso da Blockchain em diversos setores.

1. Verificação de autenticidade de obras de arte

A Verisart, uma startup norte-americana, está usando o blockchain para verificar a autenticidade das obras de arte.

2 – Transações de petróleo e gás em Abu Dhabi

A Companhia Nacional de Petróleo de Abu Dhabi (ADNOC) fez uma parceria com a IBM para desenvolver um sistema baseado em blockchain que rastreia, valida e executa com segurança transações de petróleo e gás entre as empresas operacionais da ADNOC.

3 – Financiamento em ações de desenvolvimento sustentável

O Banco Mundial, trabalhando com o Commonwealth Bank of Australia, anunciou a venda de títulos emitidos inteiramente por uma solução blockchain.

4 – Combate à fraude no setor farmacêutico

Empresa de logística global A DHL criou uma prova de conceito de ciências da vida e saúde com base no blockchain em conjunto com a Accenture.

Blockchain e sua relação com a Contabilidade Estratégica.

Após entendermos o que é a blockchain, podemos imaginar essa ferramenta aliada ao setor de contabilidade de uma empresa, onde é possível adequações para entrega de melhores resultados.

Com a implementação dessas informações em uma rede colaborativa ligada ao fisco, que já possui um meio responsável, receber a entregar todas as informações necessárias para o funcionamento adequado da contabilidade de uma empresa, tornaria o processo muito mais ágil.

A forma de ver todo processo contábil passaria por uma enorme transformação, gerando um grande impacto no resultado final de todo o processo.

Umas das principais vantagens é a descentralização dos dados e registros compartilhados, tornando os transparentes e seguros, aliado a isso, temos a agilidade do processo, pois essas informações se tornam acessíveis para os responsáveis.

Outra vantagem é ter um histórico de movimentações feitas, dando uma extensa base de dados para possível consulta, com isso o livro razão se mantem atualizados quanto a informações financeiras, além de minimizar os custos de manutenção na conciliação contábil.

Por se tratar de uma nova tecnologia, alguns aspectos precisam ser melhorados.

Velocidade de transação, processo de verificação e dos limites de dados são pontos a serem aperfeiçoados. Enfrentá-los é crucial para tornar a blockchain de fato aplicável.

Além disso, os mineradores da rede precisam de uma quantidade substancial de poder computacional para validar as transações — reduzir essa necessidade é essencial. E mais: para adotá-la, é preciso que a rede seja descentralizada e tenha a participação dos usuários. Ou seja, é uma grande mudança de mentalidade.

Com certeza o assunto blockchain deve ser avaliado com atenção, tendo grande potencial como ferramenta primordial na sua contabilidade, estar por dentro dessa realidade é essencial.

Nós estamos sempre aqui para falar de Planejamento, Gestão e Muita, MUITA Contabilidade Estratégica!

Assista esse vídeo que também vai te direcionar no assunto.

E me siga nas redes sociais: InstagramLinkedinFacebookTwitter .

>