Qual é o Futuro da Contabilidade?

O futuro da contabilidade é um tópico que vem sendo abordado, de diversas formas, em âmbitos variados.

Mas o que se percebe na maior parte dessas discussões e levantamentos de opiniões é um ponto bastante preocupante.

Muitos colocam diversos desafios pertinentes como futuros problemas a serem enfrentados, mas não percebem que estão falando de desafios do passado.

Futuro da Contabilidade Intro
Fonte: UPIS

Olhar para o futuro e identificar nele desafios como SPED, carteira verde e amarela, LGPD, contabilidade consultiva, eSocial e outros tópicos do gênero indica que você já está atrasado!

Os desafios do futuro da contabilidade são outros. O crescimento tecnológico que vivemos é muito mutável e adaptável. O contexto econômico global vive momentos difíceis e sempre estamos desenvolvendo maneiras de lidar com as adversidades nesses aspectos.

Não existem razões para acreditar que os saltos de gerações, ainda mais saltos tão largos como os que tem se visto ultimamente, não afetarão nossa profissão!

E, portanto, ao pensar nesses aspectos, decidimos falar um pouco sobre o assunto e debater com você o que vem por aí.

Então continua com a gente aqui no post para entender melhor do que estamos falando.

A Contabilidade Hoje

Atualmente, a contabilidade já se encontra em um momento relativamente conturbado, pois, de uns anos pra cá, muitas mudanças aconteceram e que tiraram os contadores um pouco de suas zonas de conforto.

Foi preciso se atualizar, estudar e aprender com os erros e os acertos. E apesar de muitos não terem se atualizado, a contabilidade hoje se encontra em um nível diferente do que se via nas últimas décadas.

Despontando como a melhor fonte de gestão de informações financeiras, a contabilidade hoje é, ou pelo menos deveria ser, muito mais alinhada com um lado “consultivo” do que era antes.

O que vem por aí

Assim como dizer que um modelo futuro de contabilidade será extremamente robótico é uma afirmação que foge, e muito, da realidade, dizer que a a contabilidade deixará de existir também foge.

Para fazer essa análise de expectativas futuras, o contador deve se atentar à macroeconomia.

Portanto, em nossa análise, gostaríamos de olhar primeiramente para um dos países que mais cresce no mundo, e que vem ditando diversas tendências tecnológicas nos últimos anos, a China.

Sendo um país de um “mundo oriental”, temos menos contato com o estilo de vida chinês, se comparado com o estilo norte americano e europeu.

Mas lá, hoje, aplicativos, conhecidos como wallets, já propiciam ambientes virtuais que possibilitam ao usuário usufruir de pagamentos, transferências, compras e muito mais, de forma com que o usuário não tenha a menor necessidade de possuir, por exemplo, um cartão de crédito.

Futuro da Contabilidade Wallets
Fonte: Bitcoin News

Pode parecer uma informação avulsa, mas somando tudo isso à chegada das criptomoedas, alguns outros pontos que vem mudando o mercado financeiro e alteram drasticamente questões taxativas.

Conjuntamente, aplicativos de open banking, que possuem acesso às informações bancárias dos clientes, vem oferecendo alternativas para a conciliação das vendas em criptomoedas e em moeda corrente nacional!

A tecnologia vem saltando a cada curto espaço de tempo e as transações marginais vem se tornando cada vez mais baratas.

Pode parecer alarmista por um certo ponto de vista, mas existem razões para acreditar que esses saltos não vão nos atingir em cheio?

O que Deve ser Feito

Diante desse cenário de médio prazo que propomos durante o texto, o que devemos fazer enquanto contadores para nos adaptarmos a esse tipo de mudança?

No nosso entendimento, o melhor caminho é separar as questões que são realmente do futuro das questões que são do presente e do passado. Tenha a clara ideia do que ainda está atrasado em suas competências.

Não esteja preso à desafios do passado! Se atualize e pense nos diferenciais para o futuro!


Este texto blog é uma rápida análise de cunho escrito, baseada no vídeo que postamos recentemente no canal do Carlos Pires Consultor, sócio da Resultado em Foco, sobre o mesmo assunto.

Confira o nosso vídeo no YouTube:

Deixe aí embaixo o que achou do assunto!

E me siga nas redes sociais: InstagramLinkedinFacebookTwitter .

Deixe uma resposta 0 comentários