Contabilidade no Agronegócio, Como Manter Sua Empresa Saudável

agronegócio

Contabilidade no Agronegócio, o setor que tem alavancado o País

Hoje cerca de 80% das atividades do campo não fazem o devido uso de incentivos fiscais, em sua maioria estão mantendo suas operações como Pessoa Física, isso acontece por falta de um estudo tributário direcionado.

Acima de tudo o setor do agronegócio é o que mais cresce no Brasil.

Segundo matéria publicada do site www.cnabrasil.org.br, o agronegócio pode se tornar um motor na recuperação econômica do país.

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio cresceu 2,06% em dezembro e fechou o ano de 2020 com uma expansão recorde de 24,31%, na comparação com 2019, segundo Comunicado Técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Com o resultado, o agronegócio ampliou para 26,6% sua participação no PIB total do país no ano passado. Em 2019, este percentual foi de 20,5%.

Todos os segmentos da cadeia produtiva do agronegócio brasileiro no geral tiveram alta em 2020, com destaque para o setor primário (56,59%), seguido por agroserviços (20,93%), agroindústria (8,72%) e insumos (6,72%).

O desempenho do PIB no agronegócio reflete a evolução da renda real do setor, em que são consideradas as variações tanto de volume quanto de preços reais.

Tanto a cadeia produtiva da agricultura (24,2%) quanto da pecuária (24,56%) teve expansão expressiva em 2020. Na parte agrícola, destaque para o movimento de alta de preços e o aumento da produção, com safra recorde de grãos e crescimento na oferta de café, cana-de-açúcar e cacau.

Mesmo em ano de crise extensa, o agronegócio de mantem resiliente, com números em crescente no mercado.

Antes de mais nada, como potencializar ainda mais esses números que o setor do Agro tem alcançado?

Para responder essa pergunta é importante compreender o valor de uma gestão bem aplicada.

Saber todos os dados da sua empresa é um dos primeiros passos. A gestão no agronegócio consiste em planejar, implementar e controlar processos, recursos e pessoas no ambiente de agronegócios.

gestão contabilidade

À primeira vista, o gestor de agronegócios é um administrador, portanto, tem uma visão estratégica sobre todas as áreas que envolvem a atividade agropecuária.

Seu objetivo é aumentar a produtividade reduzindo custos, sem perder a qualidade dos produtos.

Como ter acesso a todos esses dados na hora da execução?

A princípio, a contabilidade no agronegócio é responsável por fornecer os dados que vão mapear todo o processo de funcionamento da empresa, assim, se tornando a melhor ferramenta de gestão para um gestor.

contabilidade

Perguntas como; qual o meu custo de produção por cultura, por área ou por atividade (agricultura, agropecuária)? Para onde está sendo destinado os recursos? Como minimizar custos? Quais são as minhas despesas futuras? Preciso de capital de terceiros? Qual setor tem maior custo? Qual a quantidade de tributos pagos?

Todas essas perguntas são respondidas pela contabilidade, ter esses dados na ponta do lápis faz toda a diferença na tomada de decisão.

Contabilidade Estratégica Aplicada

A contabilidade no agronegócio é responsável por controlar toda a parte econômica e financeira das propriedades rurais, registrando compras, vendas, recebimentos e pagamentos.

Com essas informações, são gerados demonstrativos e relatórios da situação atual da empresa.

demonstrativo contabilidade

A análise desses relatórios funciona como um “exame de sangue”, apontando o que há de errado com a saúde financeira da propriedade rural.

Com a apuração dos resultados é feito o planejamento da empresa rural e implementação de mudanças, buscando maior eficiência e melhoria da situação econômica.

O impacto das mudanças adotadas é avaliado novamente pela contabilidade no agronegócio e todo o processo é repetido para a nova realidade.

Pagamento de Impostos no Agronegócio

Como já foi dito, cerca de 80% das atividades do campo não fazem o devido uso de incentivos fiscais, o setor fiscal ainda é motivo de muitas dúvidas nesse meio.

A carga tributária brasileira é alta e, apesar do Agronegócio ser um setor primário, as tarifas são complexas.

Os tributos incidem sobre as vendas, lucro e sobre o valor do imóvel.

O ITR é calculado sobre o valor do imóvel rural, considerando também a produtividade do imóvel.

No caso de venda do imóvel, temos também que separar o que é terra nua e o que são benfeitorias, levando em consideração que a tributação é feita de forma diferente.

TRIBUTOS PESSOA FÍSICA

tributo

Para pessoa física, as principais tarifas são o ICMS e o Imposto de Renda (IR).

Afinal, o produtor pode ser isento de pagar ICMS em alguns casos, mas sempre estará sujeito ao IR.

A tabela do Imposto de Renda para o produtor rural varia de 7,5% a 27,5%.

Ela é aplicada sobre o lucro (ou de forma arbitrada sobre 20% da receita bruta) mais os rendimentos tributáveis (salários, pró-labores, aluguéis etc.).

TRIBUTOS PESSOA JURÍDICA

tributo

Para atividades realizadas por pessoa jurídica, a tributação é mais complexa.

Os tributos nesse caso são:

  • Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ)
  • Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL)
  • Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS)
  • Programa de Integração Social (PIS)
  • Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins)

Cada um deles tem condições específicas que podem ser consultadas no site da Receita Federal.

Com isso, o Agronegócio é um setor essencial no mercado, o Brasil é o quarto pais que mais produz alimentos, sendo um setor em constante expansão, ter cada processo mapeado e consolidado é essencial para o avanço desse processo de crescimento, por isso, a contabilidade no agronegócio deve ser olhada de forma estratégica.

Se gostou do conteúdo e quer saber mais sobre contabilidade estratégica, assista esse vídeo que vai te direcionar sobre o assunto.

E me siga nas redes sociais: InstagramLinkedinFacebookTwitter .

Leia alguns blogs recentes:

Leads: Saiba a Importância Deles no Processo de Vendas!

Como Elaborar Um Diagnóstico De Consultoria Empresarial Eficiente

Jornada Do Cliente – O Que é e Como Estruturar Cada Fase!

>