O Fim da Contabilidade… Da forma que conhecemos!

Um estudo do Instituto Sapiens revelou que cinco profissões correm risco de extinção.

Sendo elas: funcionários de bancos e seguradoras, profissionais da área de contabilidade, secretários de escritório, agentes de manutenção e caixas de lojas e supermercados. 

Mas qual foi o parâmetro que Erwann Tison, economista e diretor do instituto, usou?

Dúvida

Com a chegada de softwares de contabilidade, atividades convencionais de um escritório tiveram seus serviços automatizados.

Pensando nisso, o estudo estima que com a aceitação de softwares inteligentes que podem executar tarefas de contabilidade sem intervenção humana, a estimativa é que a profissão seja extinta entre 2041 e 2056. 

O que fazer?

Essa possibilidade de extinção te preocupa?

Ideia

Parece ser bem fundamentada e temos que concordar que o argumento é válido.

Mas o que fazer? Escolher outro curso? Aposentar sua carteira do CFC?

Calma, a solução esta bem perto, ou melhor, estar dentro da própria contabilidade.

Em sua maioria, os serviços contábeis são vistos como apenas obrigações a ser entregues ao fisco, sendo que por meio de todo esse processo temos inúmeras informações necessárias para tomada de decisão na gestão de uma empresa.

Se ainda vê a contabilidade dessa forma, baseada apenas em entregas obrigatórias, com certeza está no caminho errado, de fato essa contabilidade esta sujeita a sua extinção.

Esses são alguns relatórios produzidos pelo contador:

  • Balanço patrimonial
  • Demonstração de Resultados do Exercício (DRE)
  • Demonstração do Fluxo de Caixa
  • Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido

Todas essas informações são importantes como ferramenta de gestão empresarial, esses dados compõe um conjunto de informações que tem extrema importância na tomada de decisões estratégicas em qualquer empresa.

Inovações tecnológicas já presentes na contabilidade.

Como foi dito, o mercado de ferramentas tecnológicas vem se adequando para entregar melhores resultados, com o intuito de minimizar o tempo gasto em processos a automatização do serviço vem eliminando tarefas que demandam tempo e que hoje são facilmente executadas por essas ferramentas.

Já temos ferramentas que realiza algumas funções em um escritório de contabilidade, fazendo a emissão de notas fiscais e já integrando aos sistemas contábeis, análise de guias e envio de documentos em massa, gestão do BPO financeiro, banco de dados com informações trabalhistas (E-Social) e agilidade no atendimento do cliente por meio de aplicativos de contato diário.

Robô

Atualmente, robôs contadores já conseguem realizar quase todos os trabalhos repetitivos que outrora eram realizados por humanos, como validar e gerar guias para pagamentos. Os robôs fiscais fazem consultas e cruzamento de dados automaticamente para auxiliar na tributação.

Sendo assim, uma nova era está surgindo para escritórios e profissionais de contabilidade, que deixam as tarefas operacionais e tornam-se cada vez mais estratégicos para as empresas que atendem.

Se isso não é uma realidade para você, suas atividades e métodos já se tornaram obsoletos.

Todas essas ferramentas já são tidas como básicas para o bom funcionamento de uma contabilidade.

Então o futuro da contabilidade se resume em apenas novas ferramentas?

Ferramenta

Não, entendendo que a contabilidade é muito mais que processos burocráticos, é possível ver um leque de oportunidades na consultoria.

Visto que as atividades presentes nos setores de uma contabilidade já são automatizados por diversas ferramentas, a contabilidade estratégica aliada a consultoria torna se primordial como atividade a médio e longo prazo, sendo assim o futuro do setor.

Na consultoria, contabilidade estratégica é a base para melhor atender o seu cliente, tendo em vista que todas as obrigações que o ambiente de contabilidade deve entregar, já serão atividades simples não sendo mais uma dor para o empresário, a consultoria passa a ser o diferencial.

Consultoria

Uma pesquisa sobre contabilidade, realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), aponta que 61% dos clientes pagaria mais se o contador passasse a prestar um serviço de consultoria.

É importante demonstrar que a contabilidade não dever ser apenas um serviço obrigatórias nas empresas, mas sim uma ferramenta primordial na gestão empresarial.

O que esperar da contabilidade estratégica?

A contabilidade estratégica ajuda o empresário a entender e estruturar decisões no planejamento do seu negócio, melhorando a visão da real situação da empresa.

Todos esses pontos tem relações diretas nos resultados, demonstrando a importância de uma gestão eficaz, baseadas em dados que a contabilidade fornece.

Decisão

Uma das ferramentas essenciais para aplicar a contabilidade estratégica e o Power BI, mas antes é preciso entender o que BI e o Power BI.

Business Intelligence ou, simplesmente BI, é uma forma de agrupar e explorar informações para descobrir vantagens para o seu negócio.

Power BI

O objetivo central dele é auxiliar na interpretação e análise de dados e informações, para identificar oportunidades ou riscos.

Já o Power BI visa facilitar a conexão com seus dados em qualquer ambiente que eles estejam (local ou na nuvem), permite que você crie visualizações completas e atrativas, bem como aplique filtros, publique e compartilhe relatórios e Dashboards com quem quiser, sendo assim uma ferramenta para executar um BI.

O futuro do setor contábil está na Contabilidade Estratégica, se esse assunto é algo distante, comece a se inteirar sobre.

Mantenha-se ligado no blog, nós estamos sempre aqui para falar de Planejamento, Gestão e Muita, MUITA Contabilidade Estratégica!

Assista esse vídeo para entender como a Contabilidade Estratégica é a melhor ferramenta de gestão, usamos esse método a mais de 10 anos.

>