Como Elaborar Um Diagnóstico De Consultoria Empresarial Eficiente

Anthony Hopkins, Serena de Jesus, Daryl Hannah, Dan Aykroyd,

Sabe o que essas pessoas têm em comum? Todos foram diagnosticados com autismo.

Segundo dados do CDC (Center of Deseases Control and Prevention), órgão ligado ao governo dos Estados Unidos, existe hoje um caso de autismo a cada 110 pessoas. Dessa forma, estima-se que o Brasil, com seus mais de  200 milhões de habitantes, possua cerca de 2 milhões de autistas.

O Transtorno do espectro Autista (TEA) faz parte de um grupo de condições que afetam o desenvolvimento da criança, atualmente englobado nos Transtornos do desenvolvimento. Como as manifestações dentro desse espectro são muito variadas, o diagnóstico pode ser desafiador

diagnostico

Fazer um diagnóstico precoce dessa doença é essencial para aumentar as chances de um paciente atingir o máximo desenvolvimento das suas habilidades. Um bom diagnóstico, feito no momento correto, muda completamente a vida de um paciente, possibilitando a melhor tomada de decisão no tratamento desse problema.

No ambiente dos negócios não é diferente, o diagnóstico na consultoria empresarial é primordial para saber em que situação aquela empresa se encontra e quais decisões podem ser tomadas que vão potencializar os seus resultados.  

VOCÊ SABE O QUE É UM DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL?

diagnostico

O diagnóstico empresarial é um relatório detalhado de tudo que acontece dentro da organização.

Ele deve analisar os processos da empresa em todas as áreas, incluindo vendas, marketing, financeiro e departamento pessoal.

O diagnóstico é importante para você entender os pontos de melhoria do negócio e focar naquilo que de fato é necessário.

APLICAÇÃO E RECONHECIMENTO DE ALGUMAS ETAPAS DE UM DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL EFICIENTE

Pense em uma situação, onde a empresa ou cliente te solicite a montagem de um Diagnóstico Empresarial, com todas as informações necessárias para uma boa apresentação dos pontos cruciais do negócio. Você se sente à vontade com essa tarefa, saberia quais perguntas fazer ou quais áreas a se trabalhar?

Caso sua resposta seja não, vamos esclarecer todas as suas dúvidas. Mesmo que a resposta seja sim, vale a pena ficar e conferir. Esse texto é baseado em um curso de Especialização em Consultoria Empresarial, falamos de forma específica sobre o assunto, abordando todo o processo de execução do Diagnóstico Empresarial.

checklist

Na hora de fazer um bom diagnóstico, sempre sugiro que elaborem um roteiro detalhado com diversas perguntas, fazendo com que seja aproveitado ao máximo todas as informações que podem ser extraídas, isso vai te auxiliar em todo o processo estrutural, dando base para prosseguir com perguntas mais direcionadas.

Outra finalidade do roteiro, é que, vai te auxiliar para que não esqueça na hora de fazer as perguntas, hoje nosso roteiro possui 45 páginas, sendo que para cada tipo de cliente é feito adequações, pois, nem todas as perguntas cabem a todos. Vou te mostrar de forma resumida, alguns pontos a serem analisados na execução de um diagnóstico empresarial.

COMEÇANDO POR ESSES

CONTRATO SOCIAL

  • Análise da composição societária – é importante entender a composição societária da empresa, sendo avaliado, caso seja do Simples Nacional, se seus respectivos sócios podem ter participações em outras empresas, podendo também ser avaliado se o modelo societário apresentado se enquadra como melhor.
  • Analisar participações dos sócios em outras empresas – caso os sócios tenham participações em duas ou mais empresas no Simples Nacional, o faturamento bruto global de todos os negócios não pode ultrapassar o limite estabelecido, que é de R$ 4,8 milhões por ano, sendo ultrapassado esse valor, a empresa tributada no Simples Nacional é desenquadrada. Esse mesmo valor é considerado, caso um dos sócios tenha mais de 10% do capital social em outras empresas não optantes desse regime, o desenquadro também deve ser feito.
socios
  • Avaliar o tipo de sociedade e o formato social – ou seja, se é LTDA ou S/A, por exemplo, podendo ser avaliado qual modelo de negócio pode ser o mais seguro ou até mesmo com maior escalabilidade.
  • Identificar o enquadramento tributário – saber sobre essa informação é essencial para realizar um planejamento tributário adequado.

ESTRUTURA DE GOVERNANÇA

gerencia
  • Analisar modelo de governança – consultar se a empresa possui um modelo bem definido com um organograma funcional, contendo uma estrutura tática, operacional, gerencial e estratégico.
  • Analisar estrutura de planejamento estratégico – verificar se a empresa possui esse planejamento, que tem como objetivo apresentar os objetivos da empresa.
  • Remuneração de sócios – analisar se há uma política clara de como os sócios são remunerados.

ESTRURURA DO FINANCEIRO

  • Identificar o formato de classificação gerencial – se existem centros de custos, unidade de negócios, plano de contas e contas gerencias.
  • Verificar métodos que acompanham dados financeiros da empresa – analisar números financeiros recorrentes, que irá fornecer informações referentes ao lucro mensal, custo fixo e resultados de vendas.
financeiro
  • Demonstrativos obrigatórios – verificar se empresa apresenta controles demonstrativos obrigatórios, como, DRE, DFC e Balanço patrimonial que condizem com a realidade do cliente.
  • Processo de comprar – verificar se possui uma estrutura de compra bem segmentada, baseadas em processos entre departamentos.    

De forma resumida, esses foram alguns dos pontos observados quando pensamos em diagnóstico de consultoria empresarial.

Um ponto muito importante que gosto de falar é sobre a remuneração dos sócios, definir bem esses proventos os é extremamente importante para o sucesso da empresa, o sócio deve ter um salário condizente com o valor que a empresa pode pagar.

Se gostou do conteúdo e quer saber mais sobre o assunto, assista esse vídeo que vai te direcionar sobre o assunto.

E me siga nas redes sociais: InstagramLinkedinFacebookTwitter .

>