Público-Alvo: o que é e como analisar – Planejamento Estratégico Sistêmico

Diferente da persona, o público-alvo é uma análise genérica do seu segmento de mercado. Este “target” é um recorte sócio econômico, geo-demográfico ou comportamental de uma população que, possivelmente, compartilham de um mesmo perfil. 

Esta parte do planejamento estratégico sistêmico visa identificar o público-alvo para definir e comunicar de forma clara onde, provavelmente, se concentra os potenciais clientes de uma empresa.

O perfil analítico é como o seu público pode ser determinado de forma resumida por alguma característica.

Não ter o conhecimento do seu público-alvo provavelmente tornará o planejamento estratégico e de marketing da empresa menos eficiente. Este documento será utilizado como base para outras análise que fazem parte do planejamento estratégico e para auxiliar a determinar as personas do seu negócio.

O que é público-alvo?

Público-alvo trata-se de um grupo específico de consumidores que compartilham um perfil semelhante que estão mais dispostos a adquirir os produtos/serviços que a empresa oferece.

As informações obtidas ao analisar o público-alvo da empresa podem ser sobre o comportamento de compra, hábitos de consumo, classe social, dados demográficos, condição socioeconômica, preferências, dentre diversas outras possibilidades.

Com o público-alvo bem definido, é maior a chance da sua empresa manter um bom relacionamento com seus clientes.

Conhecer seu público-alvo economiza tempo e dinheiro, além de dinamizar o trabalho de sua equipe de vendas e marketing, afinal, é possível direcionar os esforços de maneira mais eficiente.

Como analisar e definir o público-alvo da empresa

Agora que você já sabe o que é e qual a importância do público-alvo para o planejamento estratégico sistêmico e para o marketing de uma empresa, ensinarei como analisar e definir o público-alvo da empresa. Confira!

Saiba quem se interessa pela sua empresa

Ao pensar quem são essas pessoas que podem ser seu público-alvo, você deve considerar quais as pessoas que se identificam com a sua marca.

Uma forma de descobrir isso é acompanhando quem segue, curte, compartilha e comenta suas publicações nas redes sociais. Esse pode ser um ótimo indício de quem são eles.

O seu público-alvo também nem sempre está na internet. Ele pode ser um cliente inativo nas redes sociais, mas que compra frequentemente na sua empresa ou adquire seus serviços.

Os leads também podem ser seu público-alvo. São eles que curtiram sua página, cadastraram seu e-mail, comentaram em um post etc.

Converse com as pessoas interessadas

Quando se tem o objetivo de definir o público-alvo, é muito importante fazer uma boa pesquisa com as pessoas, de forma a encontrar quem realmente pode se interessar pelos seus produtos ou serviços.

O primeiro ponto é imaginar quem seriam os maiores beneficiados com os seus produtos/serviços. Você pode utilizar as redes sociais para encontrar esses grupos de pessoas e fazer contato, por exemplo.

Converse, peça a opinião sincera do público e ouça o que eles têm a dizer. Uma boa pesquisa pode ajudar a refinar o seu produto e a economizar bastante em alterações futuras.

Além disso, com a pesquisa você obterá dados importantes sobre os potenciais clientes, como as suas necessidades, a melhor linguagem para abordá-los e muito mais.

Crie grupos de segmentação

Agora que você já conhece melhor as pessoas que estão interessadas na sua marca e podem ser potenciais clientes, basta segmentar!

A segmentação pode ser pelo nível de conhecimento da solução proposta, como comentado acima, ou alguma outra característica, como idade, profissão, linguagem, etc.

Criados os grupos, você deve entender a necessidade de cada um e produzir os conteúdos que atendam a cada conjunto, sempre tentando aprofundar mais sobre o assunto trabalhado.

Lembre-se de definir as seguintes informações do seu público-alvo:

  • Idade;
  • Sexo;
  • Formação;
  • Renda;
  • Classe social;
  • Localização;
  • Hábitos de consumo;
  • Necessidades;
  • Faixa etária.

Neste post, você pôde ver como a definição do público-alvo de uma empresa é importante para as estratégias de marketing e organização do Planejamento Estratégico Sistêmico. E, agora, você também já sabe como definir o público-alvo da sua empresa!

Se não sabe onde começar para estruturar o Planejamento Estratégico Sistêmico da empresa, clique aqui!

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