Saiba as diferenças entre Matriz SWOT e Matriz SWOT Cruzada e como aplicar – Planejamento Estratégico Sistêmico

A matriz SWOT e a matriz SWOT cruzada são grandes aliadas do Planejamento Estratégico Sistêmico das empresas que desejam se sobressair frente à concorrência.

A análise SWOT e a SWOT cruzada têm como principais objetivos trazer autoconhecimento e melhorar a qualidade do planejamento estratégico e organização de uma empresa.

No post de hoje, explicarei a diferença dessas análises e como aplicá-las em conjunto no Planejamento Estratégico Sistêmico da sua empresa. Boa leitura!

banner de download do pes

Matriz SWOT

Matriz SWOT é um método de Planejamento Estratégico Sistêmico que engloba a análise de cenários para tomada de decisões, observando 4 fatores: forças, oportunidades, fraquezas e ameaças.

Para começar a usar essa análise no Planejamento Estratégico Sistêmico da empresa, basta seguir alguns pontos, confira!

1. Identifique seu objeto de estudo

O primeiro passo é definir o objeto e o objetivo de análise. Assim, a matriz SWOT funciona melhor e isso faz com que a pesquisa tenha mais valor.

2. Pesquise sobre

É preciso ter dados em mãos. Faça uma pesquisa para saber os números internos da empresa, estudos de mercado, redes dos concorrentes, redes que os clientes mais utilizam, por exemplo.

3. Faça brainstorming com a equipe

O brainstorming com a equipe é essencial para descobrir todos os fatores da Matriz SWOT A ideia é focar bastante nisso, afinal, você quer encontrar os fatores mais importantes que o levarão a tomar a decisão mais acertada na empresa.

Pergunte-se:

  1. Qual é a maior vantagem competitiva da empresa? Qual o melhor produto da empresa?
  2. Por que meu concorrente foi escolhido ao invés de mim? Meus funcionários são os ideais para esse trabalho? Por que meus clientes não estão engajados?
  3. Quais forças ou fraquezas podem alavancar quais oportunidades?
  4. Quais forças ou fraquezas podem minimizar ou combater quais ameaças?

Depois disso refine os resultados do brainstorming. Corte as suposições e “achismos” e anote dados concretos. Torne suas respostas para cada fator da matriz SWOT o mais específicos possível.

Com todos os fatores definidos, a empresa terá visão completa e assertiva de suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Com isso, você terá um diagnóstico completo da situação da empresa e dos ambientes que estão no seu entorno.

Se você quer saber mais sobre a Matriz SWOT, leia este post sobre: “Matriz SWOT: Influência de Porter na SWOT”!

Matriz SWOT Cruzada

A matriz SWOT cruzada é feita analisando como as Forças e Fraquezas de uma análise SWOT estão influenciando a chance de suas Oportunidades ou Ameaças acontecerem.

Esse cruzamento pode ser um dos principais determinantes de quais planos de ação serão desenvolvidos para colocar na prática suas estratégias.

Para realizar a SWOT Cruzada é preciso já ter os seus principais fatores definidos, forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. 

Existem 4 tipos de estratégias que podem ser feitas com o cruzamento dos fatores da matriz SWOT:

4. Estratégias da análise SWOT cruzada:

  • Estratégia de Forças e Oportunidades (SO): essa estratégia é mais ofensiva e consiste na junção das forças internas com as oportunidades externas. O objetivo é aperfeiçoar as forças para que as oportunidades sejam bem aproveitadas.
  • Estratégia de Forças e Ameaças (ST): essa estratégia é mais confrontativa e consiste na junção das forças internas com as ameaças externas. O objetivo é utilizar os pontos fortes da empresa para diminuir as ameaças.
  • Estratégia de Fraquezas e Oportunidades (WO): essa estratégia é de reforço e consiste na junção das fraquezas internas e oportunidades externas. O objetivo é analisar as fraquezas de forma a tentar superá-las para aproveitar as oportunidades.
  • Estratégias de Fraquezas e Ameaças (WT): essa estratégia é defensiva e consiste na junção das fraquezas internas e ameaças externas. O objetivo é desenvolver ações defensivas para proteger a empresa das ameaças.

Quais as diferenças entre Matriz SWOT e Matriz SWOT Cruzada

A Matriz SWOT cruzada é uma variante da análise SWOT. Ela envolve os mesmos passos básicos e seus resultados podem ser bastante parecidos, mas complementa a Análise SWOT.

Além da análise das forças, fraquezas, ameaças e oportunidades, a Matriz SWOT cruzada faz uma análise dos pontos negativos de forma a transformá-los em pontos positivos, como você pode ter visto na explicação de suas estratégias acima.

A SWOT cruzada, a partir cruzamento da análise SWOT, é utilizada para gerar alternativas estratégicas após a obtenção dos resultados da matriz SWOT.

Ou seja, ela tem o papel de mostrar como as oportunidades e as ameaças externas podem ser ajustadas com as forças e fraquezas internas da empresa, de forma que seja possível traçar estratégias interessantes para a mesma.

Sendo assim a SWOT cruzada, além de ferramenta de planejamento, é uma estratégia de ação.

Conclusão

Como você já percebeu, a análise SWOT e a SWOT cruzada são matrizes complementares e as duas são essenciais para o Planejamento Estratégico Sistêmico de uma empresa, uma vez que, com elas, será possível tomar decisões mais estratégicas para a empresa, baseadas em objetivos alcançáveis.

A análise SWOT e a SWOT cruzada são imprescindíveis para o crescimento da organização. Além disso, elas são de simples execução e eliminam a gestão baseada em achismos e em intuição.

Se não sabe onde começar para estruturar o Planejamento Estratégico Sistêmico da empresa, clique aqui!

E se quiser ter mais informações sobre Planejamento Estratégico Sistêmico, preencha o formulário abaixo e receba nossos conteúdos sobre o assunto.

banner de download do pes

E me siga nas redes sociais: InstagramLinkedinFacebookTwitter .

>