Influência de Porter na Matriz SWOT – Planejamento Estratégico Sistêmico

A Matriz SWOT é uma das ferramentas mais populares do marketing. A análise proporciona um diagnóstico completo da situação da própria empresa e dos ambientes que estão no seu entorno

Neste post, você irá ver um rápido resumo sobre as 5 Forças de Porter e suas justificativas e vai conhecer o que é a Matriz SWOT

O objetivo é que você saia daqui sabendo qual é a influência das 5 Forças de Porter na Matriz SWOT e como usar essas análises no Planejamento Estratégico Sistêmico da empresa!

Relembrando as justificativas das forças de Porter

  • Rivalidade no mercado o qual a empresa está inserida: o mercado trabalha de forma desleal, chegando a utilizar de promessas “falsas”;
  • Poder de negociação dos clientes: a facilidade de acesso à informação e concorrentes, permite que os clientes trabalhem a negociação;
  • Poder de negociação dos fornecedores: devido a grande número de fornecedores de insumos, estes não podem exercer força sobre a empresa;
  • Ameaça de entrada de novos concorrentes: o mercado não é valorizado e altamente complexo, portanto perde atratividade;
  • Ameaça de novos produtos substitutos: a digitalização e facilidade de acesso a tecnologia pode comprometer e criar produtos substitutos com o tempo.

Matriz SWOT

Matriz ou Análise SWOT é um método de planejamento estratégico sistêmico que engloba a análise de cenários para tomada de decisões, observando 4 fatores, que são: forças, oportunidades, fraquezas e ameaças. As forças e fraquezas são fatores internos da empresa e as oportunidades e ameaças são fatores externos

Forças

São as vantagens que sua empresa possui em relação aos concorrentes. Seus diferenciais competitivos, as aptidões mais fortes do seu negócio.

Para definir as forças da empresa, pergunte-se: Qual é a maior vantagem competitiva da empresa? Qual o melhor produto da empresa?

Fraquezas

São pontos que podem prejudicar e/ou interferir negativamente no andamento da empresa

Algumas perguntas que você pode fazer para definir as fraquezas da empresa:

  • Por que meu concorrente foi escolhido ao invés de mim?
  • Meus funcionários são os ideais para esse trabalho?
  • Por que meus clientes não estão engajados?

Oportunidades

As oportunidades da Matriz SWOT são forças externas que impactam positivamente a empresa, esse fator não pode ser controlado e, além disso, as oportunidades podem surgir a qualquer momento.

Ameaças

As ameaças são forças externas que impactam negativamente a empresa, elas servem para que a empresa pense em possíveis eventos que prejudicariam seus lucros e o empreendimento como um todo.

Como as forças de Porter influenciam na Matriz SWOT?

Com o nosso último post sobre as 5 forças de Porter, foi possível entender que a análise das Forças de Porter é, por essência, uma visão de um ambiente externo, focando diretamente nos impactos que o mercado (clientes, concorrentes, fornecedores  e produtos) podem causar no marketing de uma empresa. 

Visto isso, consideramos que, ao justificar a ação de uma das forças de Porter em uma empresa, automaticamente é feita uma “pró-análise” das oportunidades e ameaças do segmento de mercado em questão, ou seja, a visão externa da análise/Matriz SWOT.

Assim sendo, a análise dos ambientes e o levantamento das características da empresa facilitam para que os gestores identifiquem a posição estratégica do negócio, facilitando no Planejamento Estratégico Sistêmico da empresa.

Se não sabe onde começar para estruturar o Planejamento Estratégico Sistêmico da empresa, clique aqui!

E se quiser mais artigos sobre Planejamento Estratégico Sistêmico, assine o formulário abaixo e receba-os em primeira mão.

E me siga nas redes sociais: InstagramLinkedinFacebookTwitter .

>