Diretrizes Estratégicas: Missão, valores e visão – Planejamento Estratégico Sistêmico

A definição da missão, visão e valores de uma empresa são diretrizes estratégicas importantes para a sua administração e organização. 

As diretrizes estratégicas direcionam a organização para o caminho mais vantajoso ao seu desenvolvimento. Além disso, elas servem como base para a tomada de decisão dos profissionais e cultura do ambiente de trabalho.

Para definir as diretrizes estratégicas da empresa é importante já ter definido o propósito empresarial do negócio. Se ainda não completou esta tarefa importante do Planejamento Estratégico Sistêmico de uma empresa, então leia este post sobre: “O que é e como definir propósito empresarial”!

Depois disso, é hora de pensar nas diretrizes estratégicas da empresa, continue lendo!

O que são missão, visão e valores?

Missão

A missão é a razão pela qual a empresa existe.

O negócio que não sabe por qual motivo existe, também não será capaz de definir uma estratégia de crescimento, pois seus objetivos não estão claros.

É importante que a missão seja desafiadora e inspiradora, assim você conseguirá criar um engajamento maior com seus colaboradores, além disso, ela deve ser curta para ser facilmente lembrada por eles.

Valores

Os valores são os princípios éticos e crenças que ditarão o comportamento da organização enquanto os colaboradores trabalham para alcançar a visão. Eles definem a personalidade da corporação e orientam as atitudes de qualquer envolvido na empresa.

É possível aplicar esses valores nos processos seletivos para identificar os colaboradores cujos perfis são mais adequados à empresa, como também para definir critérios de promoção.

Visão

A visão é o objetivo ou objetivos que serão alcançados a longo prazo pelas diretrizes estratégicas.

Ela indica a posição que a empresa deseja conquistar no mercado nos próximos anos. É necessário esclarecer tanto a aspiração quanto a inspiração corporativa.

Na vertente de inspiração, a visão se relaciona com íntimo do seu público-alvo, como a criação de um sentimento de paixão pela marca.

Qual a importância das Diretrizes Estratégicas para o Planejamento Estratégico Sistêmico da empresa?

O Planejamento Estratégico Sistêmico consiste no conjunto de processos metodológicos que definem o estabelecimento de metas, tomada de decisões e investimentos com a finalidade de alcançar os objetivos da empresa e, consequentemente, seu sucesso comercial. 

Sendo assim, as Diretrizes Estratégicas estão intimamente ligadas nesses processos. Independemente da empresa, seu Planejamento Estratégico deve seguir crenças e valores para ser bem-sucedida.

As Diretrizes Estratégicas ajudam a analisar o ambiente externo e interno da empresa, a criar uma visão de futuro e objetivos do negócio e a desenvolver estratégias de nível corporativo com mais clareza!

É visível que, junto ao propósito empresarial, as Diretrizes Estratégicas (missão, valores e visão) representam a base de todo o planejamento estratégico.

Portanto, é válido dizer que esses elementos são fundamentais para a elaboração do planejamento estratégico, para criação de objetivos e manutenção da longevidade do negócio.

Como definir as Diretrizes Estratégicas de uma empresa?

Para definir a missão, valores e visão de uma empresa é preciso responder algumas perguntas, vamos lá!

Missão

  • Qual a atividade principal da empresa?
  • Qual público que deseja atingir?
  • Qual a finalidade e o que se pretende atingir com sua atividade?
  • Como e onde é feito seus produtos e serviços?
  • Qual a sua responsabilidade social?
  • Quais são os impactos do negócio na vida dos clientes?

Visão

  • Como a organização se vê a longo prazo e onde pretende chegar? 
  • Quais os objetivos a longo prazo?
  • O que pretende alcançar e atingir ao completar seus objetivos?
  • Qual tipo de produtos e serviços oferecerá o futuro?
  • Como deseja ser vista por clientes e parceiros? 

Valores

  • Como os colaboradores devem se portar e quais qualidades individuais devem ter?
  • Como os empregados se relacionam entre si?
  • Como é o ambiente de trabalho e clima organizacional dos profissionais?
  • Como a empresa se relaciona com os clientes por meio do atendimento?
  • Como a empresa faz negócios com parceiros e aliados?

Ao responder todas essas perguntas você terá definido as diretrizes estratégicas da empresa!

Concluindo, você pôde ver como a definição das diretrizes estratégicas: missão, visão e valores é fundamental para a sobrevivência e desenvolvimento de uma empresa, pois será a partir desses elementos que será formada sua identidade visual e estruturado o seu Planejamento Estratégico Sistêmico.

Se quer continuar aprendendo mais sobre Planejamento Estratégico, se inscreva no formulário abaixo e continue lendo nossos posts. 

E me siga nas redes sociais: InstagramLinkedinFacebookTwitter .

Deixe uma resposta 0 comentários