O que é Business Model Canvas e como Aplicar – Planejamento Estratégico Sistêmico

O que é Business Model Canvas e como aplicar? Se você está procurando ​montar o seu modelo de negócio para fazer o planejamento estratégico da sua empresa​, está no post certo!

Muito se fala em ​modelos de negócio​, mas você sabe exatamente o que é isso? Muita gente não sabe, mas é justamente por que não há uma definição concreta! Pensando nisso, o consultor suíço Alexander Osterwalder começou a desenvolver sua tese de doutorado que daria origem ao ​Business Model Canvas.

O que ele criou buscava ​incentivar a inovação e criação colaborativa​ e, usando de conceitos de design thinking​, desenvolveu o ​Business Model Canvas​, uma tela separada em nove blocos, que você vai conferir mais a frente neste post.

O que é o Business Model Canvas?

Um ​Business Model Canvas​ permite que todo o negócio seja visualizado em uma única tela, assim fica muito ​mais fácil a visualização​ do que em um texto, por exemplo. Além disso, a disposição dos ​9 blocos​ permite a ​conexão estratégica​ entre as diferentes áreas do negócio.

Assim, com mais criatividade, menos texto e uma ​equipe trabalhando em conjunto no projeto​, fica muito mais ​divertido e intuitivo criar e planejar o modelo do seu negócio​. Além disso, usando essa tela, você pode ainda aplicar post-its e sair rabiscando como quiser, sempre adicionando novas ideias.

Vantagens do Business Model Canvas

A maior vantagem, com certeza, é ​visualizar a totalidade do negócio mais rapidamente e ​organizar graficamente as ações​ de cada área de maneira ​muito prática​, tornando possível entender o papel da sua empresa.

O principal objetivo do Canvas é ajudar com que você tire suas ideias do papel, ​planejando um negócio de sucesso de forma simples​, com a oportunidade de ter diversas ideias durante o processo. Ele ainda permite a visualização do seu negócio tanto por você quanto pela equipe, que também pode fazer parte efetivamente do processo de construção.

banner de download do pes

Os Blocos do Business Model Canvas

Os quadrantes a serem preenchidos dizem respeito a ​quatro áreas básicas da construção de um negócio: clientes, oferta, infraestrutura e viabilidade financeira​ e são divididos em nove partes. Continue lendo!

1- Segmentos de Clientes

O primeiro passo do preenchimento do ​Business Model Canvas​ é o bloco de ​segmentos de clientes​. É necessário que você defina um ​nicho de clientes.​ Um negócio deve ser desenvolvido a partir da perspectiva do cliente e, sabendo direitinho quem é ele, fica muito mais fácil traçar estratégias para a empresa.

Defina nichos de clientes, ou seja, que fatia do mercado você deseja atender. Pense em qual é seu perfil, onde eles estão, como estão agrupados e qual sua necessidade comum. A posição do cliente neste quadro não é foi escolhida ao acaso, como pode ser visto na ilustração [USAR ILUSTRAÇÃO], ​o relacionamento com os clientes e os canais têm como foco levar a proposta de valor até o cliente.

2- Proposta de Valor

O segundo passo é ​definir a oferta de valor do seu negócio​. Entenda que “valor” neste caso significa “benefício”. Defina qual é a ​oferta de valor do seu negócio para os clientes​, ou seja, que benefícios pretende entregar e o que poderá levar as pessoas a se interessarem pelo seu produto ou serviço.

3- Canais

Defina por que caminho sua empresa chegará ao cliente, como se comunicará e entregará valor e como o consumidor poderá interagir com seu negócio. Pense em ​canais de comunicação, distribuição e vendas.​ É muito importante verificar que este bloco demonstra graficamente​ a ​importância do encaixe estratégico​ em um ​Business Model Canvas.

4- Relacionamento com os clientes

Defina ​como sua empresa vai conquistar e manter um bom relacionamento com seus clientes​. Pense em estratégias que serão um diferencial, de forma que os concorrentes não sejam escolhidos por preço. Definir boas estratégias de relacionamento é difícil, porém fundamental para a retenção de clientes.

5- Fontes de Receita

Para fechar o lado direito do ​Business Model Canvas,​ as ​fontes de renda ou receita​ é o bloco que determina a maneira ​como o cliente pagará pelos benefícios recebidos. Defina como e quanto seus clientes terão que pagar pelos benefícios que sua empresa oferece. Lembre-se de que, atualmente, as vendas não são o único modelo de receita — considere opções como aluguel, assinatura, licença, entre outras.

6- Recurso Chave

Os ​Recursos Chave​ são os ​ativos fundamentais para fazer o negócio funcionar​. Aliás, todo o lado esquerdo está relacionado à parte operacional do negócio.

Relacione os ativos necessários para realizar sua proposta de valor​ e colocar o negócio para funcionar. Pense tanto nos ativos físicos, quanto nos intelectuais, como recursos humanos e patentes.

Alguns exemplos de recursos são: ativos físicos, como máquinas ou instalações, intelectuais, como patentes, recursos humanos, como equipe de programadores ou atendimento, etc.

7- Atividades Chave

De forma complementar aos ​recursos-chave​, relacione as ​atividades mais importantes para que a proposta de valor seja realizada e a empresa funcione corretamente.

Alguns exemplos de atividades são: Produção de Bens, Resolução de Problemas, Gestão de Plataformas, Vendas Consultivas, Desenvolvimento de Produtos, etc.

8- Parceiros Chave

Identifique toda a terceirização que será feita​, com fornecedores e parceiros necessários como apoio para a realização de sua proposta. Pense em outras ​empresas que ajudarão seu negócio a entregar a oferta de valor​. Não se esqueça de conectar estes parceiros a recursos e atividades chaves.

Qualquer tipo de tarefa ou matéria-prima essencial fornecida por outra empresa e que garanta o funcionamento do negócio deve ser listada neste bloco.

9- Estrutura de Custos

O último bloco do modelo, ​Estrutura de Custos​, descreve todos os principais custos que têm peso no financeiro e são derivados da operacionalização do negócio. Identifique tudo que será gasto para a ​operacionalização de seu negócio​, considerando os custos com canais, recursos, atividades e parcerias.

Gostou do post ou ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário e continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos valiosos para o planejamento estratégico da sua empresa!

E não deixe de assinar o formulário para ficar por dentro de tudo o que lançarmos sobre o PES!

banner de download do pes

E me siga nas redes sociais: InstagramLinkedinFacebookTwitter .

>