O universo das compras e das vendas, inevitavelmente vem evoluindo ao longo do tempo.
E a medida que o tempo passa, vão se percebendo as coisas que são ou não viáveis nos processos de compra e venda.
Portanto, surgiu a percepção de que alguns produtos com baixo custo unitário acabava trazendo prejuízo para a empresa.
Dessa forma, a necessidade da implementação de uma estratégia que consiga avaliar, com grande eficácia, todo o processo pós aquisição do produto.
Surge então o Strategic Sourcing, que você descobre o que é aqui embaixo! É só continuar no post.
O que é o Strategic Sourcing
Também conhecido como matriz energética de abastecimento, o strategic sourcing objetiva a avaliação da complexidade da compra de um produto e como isso impacta o negócio.
Em um negócio, desempenha papel de extrema importância quando se fala de equilíbrio financeiro, pois analisa o custo total dos insumos.
E além disso, se preocupa com outros fatores, como qualidade do insumo adquirido, bem como sua relevância para a produção e o poder de negociação dos fornecedores.
Em resumo, trata-se de um processo muito pragmático, onde todas as etapas do processo gozam de análises profundas, a fim de se obter a melhor fórmula de custo-benefício financeiro, levando ainda em conta os seus riscos.
Para que Serve a Metodologia
Sabendo o que é, agora resta saber sua função.
A metodologia permite que se analise custos internos em variados setores da produção, aprimorando-os e otimizando processos, produtos e serviços.
Além disso, permite que se busquem condições cada vez melhores para o atendimento de demandas, a identificação de vantagens competitivas, o poder de compra e a capacidade de negociação da empresa.
Como Aplicar
Sendo uma metodologia que se aprofunda em diversos aspectos, é natural que sua aplicação passe por diversas etapas em diversos setores.
1- Coletar Dados
Primeiramente, é necessário coletar os dados de um fornecedor ideal a fim de determinar as demandas e reunir essas informações de forma a identificar as questões de custos e oportunidades de negócio.
2- Analisar Internamente
Em seguida, a ideia é avaliar as necessidades específicas, de forma a delimitar possibilidades para a adequação dos produtos e serviços do processo de produção.
3- Analisar o Mercado
Com base no que foi mapeado no primeiro passo, identificar os fornecedores que melhor se encaixam no perfil desejado para a aquisição dos produtos e serviços necessários para a produção.
4- Determinar a Abordagem
Aqui é o momento em que determinamos a maneira como os fornecedores serão contactados e qual será a postura da empresa frente à eles, deixando bem claro o que, como e quando tomar cada ação.
5- incluir os Fornecedores
A proposição de uma lista de negociações é a parte vital dessa etapa, visando cativar os fornecedores e assim conduzir as negociações.
6- Gerenciar os Fornecedores
A partir daí, todo o processo deve trabalhar em manter os fornecedores dentro de um quadro de monitoramento, de forma a se ter uma clara ideia dos resultados gerados.
E aí? O que achou do tema? Acha que seria relevante para você? Deixe aí nos comentários!
E me siga nas redes sociais: Instagram, Linkedin, Facebook, Twitter .