Quais são os erros mais comuns na Black Friday? Não cometa esses 5!

Se você está lendo sobre quais são os erros mais comuns na Black Friday, de duas uma: ou você não teve o resultado esperado na sua última experiência ou não quer errar de jeito nenhum e deixar de lucrar o quanto pode. Ambas as opções já demonstram que você está no caminho certo, afinal, está buscando aprimoramento para os seus negócios.

Para ajudar você nessa missão, hoje trouxemos um post bastante sucinto, abordando 5 falhas que a sua empresa não pode cometer durante o processo de planejamento e ofertas da Black Friday. Que tal conferir e não deixar esses erros impactarem as suas vendas? Venha conosco e descubra quais são eles!

1. Não planejar as promoções

Já viu aquela loja que aumenta todos os preços antes da Black Friday e, no dia, abaixo novamente, como se enganasse alguém com isso? Pois é. Não passe por esse vexame. Os consumidores estão de olho, por isso, é fundamental oferecer descontos reais.

Para conseguir isso, é preciso realizar um planejamento prévio, a fim de que as margens de lucro possam ser ajustadas. Você pode ganhar de acordo com a quantidade, na venda de produtos acessórios, enfim, há uma gama de possibilidades. Só não deixe de planejar!

2. Não fazer gestão de estoque

Para aumentar o volume de vendas, é preciso trabalhar o estoque. Você deve levantar tudo o que tem disponível para promoção — sabendo assim quais produtos têm mais urgência de sair, por exemplo, e aproveitando a ocasião para liberá-los —, a fim de não correr o risco de vender o que não tem ou de deixar de vender porque achou que não tinha.

Ter controle de estoque é fundamental. A dica aqui é ter um bom mapeamento dos produtos. Dessa forma, você vai saber como utilizá-los e qual é a maneira mais adequada de comercialização de cada um de acordo com o seu ciclo. O estoque também impacta em datas de entrega, que impacta na satisfação do cliente. Fique de olho!

3. Falta de divulgação adequada

Você planejou as ofertas mais incríveis da Black Friday de todos os tempos, mas ninguém ficou sabendo. Do que adiantou? No planejamento, o marketing também é contemplado, visto que ele vai abordar as melhores ideias para chamar a atenção do público para a sua oferta. As áreas vão se interligar para promover.

Muitas lojas de bairro fazem propagandas na internet, mas se esquecem de chamar a atenção visual de quem passa em frente ao local, por exemplo. É preciso segmentar o público e as ações de acordo com o objetivo, encontrando assim o que faz mais sentido e traz mais resultado para o negócio.

4. Instabilidade no atendimento

O e-commerce prometeu 1000 cupons de X reais na Black Friday, mas você foi acessar e não consegue concluir a compra porque o site cai a cada 2 minutos. Sempre que você buscar por quais são os erros mais comuns na Black Friday, esse vai estar lá.

Se a empresa planeja tornar a venda de larga escala, precisa ter suporte para tal. Isso vale para todos os aspectos, desde um bom site, até o atendimento ao cliente, passando pelas entregas etc.

Em lojas físicas, a lógica é a mesma. Os vendedores precisam estar preparados para atender, tirar dúvidas, bem como os caixas para trabalhar com agilidade, as formas de pagamento todas disponíveis, e tudo mais que puder dinamizar o atendimento.

Já dizia o ditado: cliente que é conquistado pela promoção, é perdido pela falta dela. Lembre-se de que a Black Friday pode chamar o consumidor, mas é necessário que ele encontre um quê especial para voltar à sua loja em dias regulares.

5. Não usar dados do ano anterior

Como foi a sua Black Friday do ano passado? Qual foi o maior sucesso? E o maior fracasso? Você lucrou o quanto se preparou para? Qual é o feedback dos colaboradores para essa data? Todas essas respostas são dados que devem se tornar informações para análise e proposta de aprimoramento.

Podemos orientar você sim, dizendo quais são os erros mais comuns na Black Friday, mas a verdade é que só uma análise do seu próprio negócio, na sua própria realidade e com seus próprios desafios, vai trazer uma solução concreta e ações direcionadas para a melhoria dos resultados.

Precisa de ajuda para fazer isso? Entre em contato conosco e solicite um diagnóstico gratuito!

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