O que é e como definir propósito empresarial – Planejamento Estratégico Sistêmico

Na Estruturação e Controle de Indicadores do Planejamento Estratégico Sistêmico, a definição de propósito empresarial é a primeira e mais importante etapa.

Muitos projetos e empresas simplesmente não vão para frente pois não definem o propósito empresarial.

Neste post, você vai ficar sabendo o que é o propósito empresarial, como defini-lo através do modelo do Golden Circle e qual a sua importância. Vamos lá!

O que é propósito empresarial

Vou usar o exemplo clássico da Apple. 

Por que as pessoas gastam tanto dinheiro com uma marca mesmo com outras empresas oferecendo produtos tão parecidos ou com a mesma qualidade?

Nos anúncios da empresa, você vê um foco diferente das outras marcas que vendem tecnologia.

O foco é no “por quê”.

O “por quê” é a virtude da empresa.

Exemplo do “por quê”: “Tudo o que nós fazemos é desafiar o que está no mercado e fazemos pensando diferente.”

Depois da apresentação do “por quê”, a empresa apresenta o “como”.

Exemplo do “como”: “Desenvolvemos produtos lindos e fáceis de usar.”

E, por fim, o que eles realmente estão vendendo.

Exemplo do “o quê”: tecnologia, computadores, celulares, mp3 players, serviço de venda de apps e música…

Outras empresas que vendem os mesmo produtos não conseguem alcançar o mesmo status da Apple pois focam no “o quê” em vez de focar no “por quê”.

O “por quê” da Apple é o que motiva as pessoas a comprarem seus produtos, não realmente o seus produtos.

Ou seja, as pessoas não compram o que as empresas vendem, as pessoas compram os que as empresas acreditam.

Círculo dourado

Essas três perguntas formam um círculo. 

A parte maior e externa é o “o quê”, onde estão os produtos e serviços oferecidos pela empresa.

No meio é o “como”, que é basicamente como o produto é feito e entregue ao cliente, por exemplo.

Já no centro e menor parte é o “por quê”. No por quê é onde você pensa no que a empresa acredita, sua missão e propósito empresarial.

Esse círculo é chamado de Círculo dourado

Ele se aplica a todos os tipos de negócios, porém tem sido mais aplicado a empreendimentos B2C, visto que a empresa precisa ter um apego mais emocional para conectar-se no porquê da marca. 

Já no B2B, o propósito empresarial pode ser utilizado para conectar o “por quê” do seu negócio com o decisor de compra do seu cliente.

O Círculo dourado se assemelha muito com a biologia do cérebro humano, o que é o mais interessante e o que ajuda bastante na hora de definir o propósito empresarial!

Na parte externa do cérebro humano estão as funções relacionadas à atividades de lógica e razão, além da capacidade linguística.

Já no interior estão as funções emotivos, como sentir empatia, lealdade e amor. A parte interior do cérebro não tem capacidade linguística.

É por isso que o “o quê” deve ser mais emotivo e apelar para o lado intuitivo do ser humano.

Assim como o “o quê” deve ser mais lógico.

Muitas vezes achamos que algo é certo apenas por intuição, apenas “sentimos” que é o certo. Isso se dá pelo fato de que a parte emotiva do cérebro não tem capacidade linguística.

Sendo assim, para fazer que seus clientes tomem a decisão de compra na sua empresa é importante mostrar o propósito empresarial dela.

Ou seja, as pessoas não compram o que as empresas vendem, as pessoas compram os que as empresas acreditam.

E, por isso, o propósito empresarial é tão importante!

Como definir o propósito empresarial

Para definir o propósito empresarial da sua empresa comece pensando no que ela vende, que seria o “o quê”.

Por exemplo, você vende convites. O “o quê” são convites.

O “como” pode ser: através de uma plataforma eficiente e simples de usar, entregando produtos de qualidade. É bem fácil, apenas pense em como você produz os serviços.

Por fim, chegue ao “por quê”. Não vale pensar em lucro, o lucro é apenas o resultado. Pense nas virtudes da empresa e quais são os objetivos dela.

O que motiva a empresa como um todo? O que ela busca?

A resposta dessas perguntas deve ser o propósito empresarial.

Lembre-se de que as pessoas não compram o que as empresas vendem, elas compram o que as empresas acreditam.

Se a empresa de convites acredita que inovação no mercado de convites personalizados, é isso que os clientes vão comprar.

Gostou do post? Agora é só pegar um papel e caneta e começar a refletir sobre a sua empresa para definir o propósito empresarial!

Mas, se seu objetivo é fazer a Estruturação e Planejamento Estratégico Sistêmico da empresa, ainda existem muitas etapas pela frente! 

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