O que é contabilidade estratégica? Tire suas dúvidas!

Você sabe o que é contabilidade estratégica? É uma tendência. Isso se dá graças aos resultados que essa mentalidade é capaz de trazer às empresas. Ela agrega valor ao processo de gerenciamento das finanças e obrigações. Mesmo o caráter desse processo sendo tão importante, há muitas pessoas que ainda desconhecem a contabilidade estratégica.

Pensando nisso, hoje vamos falar um pouco mais sobre esse assunto. Vamos refletir sobre o que é, além de mostrar quais são os efeitos de utilizar a contabilidade estratégica. Que tal saber mais? Venha conosco nessa leitura!

Afinal, o que é contabilidade estratégica?

A contabilidade estratégica consiste no ato de usar a análise dos registros contábeis para gerar valor ao negócio. Em outras palavras, o contador assume uma postura consultiva, na qual os dados se transformam em informações. Essas informações, por sua vez, direcionam as ações da empresa, ajudando o gestor a planejar e tomar decisões estratégicas.

Nós sempre convidamos as pessoas a fazer a seguinte reflexão: absolutamente tudo que acontece na sua empresa fica registrado na contabilidade, já que tudo se resume em entradas e saídas, fontes e aplicações. Além do próprio financeiro, estoque, departamento pessoal, enfim: tudo está monitorado. Por que não analisar?

Quais são os resultados dessa atuação?

Imagine ter total controle sobre todas as operações da empresa, ou, ainda, ter esse poder para entregar ao seu cliente uma visão panorâmica sobre o negócio dele, dando direcionamentos estratégicos para tomar decisões e melhorar os resultados.

Sem dúvida, ter essa visão muda totalmente a atuação, concorda? A seguir 5 aspectos importantes da contabilidade estratégica, confira!

Corte de custos

Cortar custos é motivo de dor de cabeça para muitos gestores. Se você consegue mapear as fontes e aplicações de recursos, inclusive financeiros, fica mais simples visualizar o que está mesmo trazendo retorno e o que não é tão importante assim. Dessa forma, excessos e desperdícios são eliminados.

Outro ponto importante ao pensar sobre o que é contabilidade estratégica, vai além do cálculo de custos e despesas e de definir a previsibilidade do fluxo de caixa. Pode-se, também, agilizar benefícios fiscais, uma vez que o planejamento tributário observa os regimes e enquadra a empresa não apenas para evitar problemas, mas em busca de vantagens.

Melhor aproveitamento de recursos

Se você sabe exatamente de onde sai cada recurso e onde ele é aplicado, pode avaliar os resultados e rendimentos, definindo assim suas prioridades, o que pode ser realocado e o que não faz mais sentido. O resultado disso é a eficiência na aplicação de recursos, já que tudo fica “redondinho”.

Processos alinhados

A contabilidade estratégica também tem poder para mapear processos sistemicamente. A partir das informações, é possível desenvolver planos de ação, a fim de aprimorar o que está acontecendo na empresa. A ideia é gerar um diagnóstico de procedimentos que não estão sendo totalmente proveitosos, controlando e medindo os resultados para acertar.

Vantagem competitiva

Quantos empreendimentos, independentemente de seus tamanhos, enxergam a contabilidade apenas como uma calculadora de tributos? A pessoa procura pelo contador apenas para defender ela de possíveis problemas e livrar as empresa de multas e impasses legislativos. 

Entretanto, quem ainda pensa assim está desperdiçando o poder da contabilidade estratégica. Se você usa os registros contábeis para ter poder de decisão, sem dúvida, está ostentando uma vantagem competitiva e se diferenciando dos seus concorrentes. Se você ainda não pensa assim, mude hoje!

A Resultado em Foco sempre se preocupa em trazer conteúdos que ajudam você a praticar contabilidade estratégica: assine a nossa newsletter e tenha acesso exclusivo!

Deixe uma resposta 0 comentários