O que é Rapport? Entenda e saiba como fazer

Ao pensar sobre o que é rapport, muitas coisas podem ser citadas: persuasão, psicologia, vendas, negociações, enfim. Mas o que realmente essa palavra quer dizer e, principalmente, o que ela representa para a sua carreira? Como essa técnica pode auxiliar no alcance de suas metas?

Para esclarecer do que se trata essa técnica, além de dar dicas sobre como usá-la, trouxemos este post para você: continue conosco nessa leitura e descubra tudo que precisa saber sobre o assunto!

O que é Rapport?

O Rapport é um termo emprestado da psicologia. Trata-se de criar uma relação ou “trazer de volta”, segundo o significado da palavra Rapporter em francês. O principal objetivo dessa prática é estabelecer empatia entre um pessoa e outra, por meio de seus gestos, vocabulário, tom de voz etc.

Quando isso acontece, a comunicação não enfrenta tantas barreiras de resistência. Pense bem: você não tem tendência a ser mais aberto com alguém com quem se identifica? Sim. E esse é o princípio básico do rapport. Sabe aquela sensação de que você já era amiga desde sempre da pessoa que acabou de conhecer? É o rapport acontecendo!

Como aplicar o Rapport?

A prática do rapport vai variar de acordo com quem você está falando, pois o ponto de partida para gerar a empatia é justamente o seu interlocutor.

Usando as exatas palavras do estrategista Anthony Robbins:

  • rapport é a capacidade de entrar no mundo de alguém, fazê-lo sentir que você o entende e que vocês têm um forte laço em comum. É a capacidade de ir totalmente do seu mapa do mundo para o mapa do mundo dele.

Sendo assim, não há uma regra para fazer rapport. O que você definitivamente precisa é ser observador, para estudar “o mundo” do outro e se inserir nele de maneira confortável. Outro ponto importante é prática. Lembre-se de que é uma técnica, por isso, quanto mais você aplicar, melhor ficará nisso.

Como usar o Rapport para aumentar as vendas?

Vender ou negociar se torna muito mais simples quando a outra pessoa não está na defensiva. Por isso, o rapport é altamente indicado para todos os profissionais, independentemente de seu nível hierárquico ou de trabalhar diretamente com prospecção ou não.

Se você quer se comunicar bem, precisa dominar essa técnica. Como dissemos, não existe uma receita de bolo, mas não vamos deixar você no escuro. A seguir, trouxemos alguns conselhos e ações para começar!

Não economize o sorriso

Aquela história de que o seu sorriso é seu cartão de visita não é mentira. As pessoas percebem bastante da primeira impressão que você passa. Sendo assim, sorria e seja simpático, pois isso vai facilitar a comunicação, afinal, ninguém consegue estabelecer uma conexão ou se identificar com uma pessoa extremamente fechada de cara feia, certo?

Chame a pessoa pelo nome

As pessoas gostam de ouvir o próprio nome. Além de tornar você “mais íntimo” do seu interlocutor, decorar o nome das pessoas pode denotar que você é atencioso e se preocupa com o tratamento que dá para todos. Aqui basta ter um pouco de tato para saber quando um grau de formalidade é válido.

Isso vale não apenas para com quem você está negociando, mas com as pessoas que rodeiam você no dia a dia. Pense nas pessoas que sempre atendem você em seu cotidiano, que tal começar a praticar o rapport com elas também? Por ser uma técnica, a prática leva à perfeição.

Faça uma comunicação positiva

Independentemente de qual é a sua carreira, você, em algum momento, realiza uma venda. Seja do seu próprio trabalho, dos seus resultados, enfim, esse processo — de persuasão e negociação — é inevitável. Assim sendo, você precisa treinar a forma como fala com as pessoas, mesmo quando não concorda com elas.

Pratique a comunicação no sentido de não dizer “não”, não ir contra o argumento da pessoa e reverter positivamente as falas dela, mesmo quando for em oposição às suas. Ir contra sempre vai deixar o interlocutor sempre vai criar uma barreira. É mais efetivo positivar o que ele disse e redirecionar o pensamento, entende?

Busque semelhanças

Semelhante atrai semelhante. As pessoas tendem a se sentir mais à vontade com pessoas parecidas. Dessa forma, você alcança o ápice do entendimento sobre o que é rapport: quando consegue reproduzir a linguagem, o tom de voz, a postura corporal, entre outros trejeitos da pessoa, a fim de criar essa identificação com ela. 

Sempre vale a pena comentar: vender e negociar bem é sim questão de técnica. Por isso, a RF sempre se preocupa em trazer ferramentas para você praticar e alavancar sua carreira e seus resultados. Falando nesse assunto, leia também o artigo sobre a metodologia Spin Selling que preparamos para você!

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