Previsão de Tendências de Mercado: o Random Walk

Alguma vez você já deve ter parado e pensado “E se eu soubesse o que acontece a seguir?” ou, mais especificamente, “E se eu soubesse qual ação irá valorizar e qual ação irá desvalorizar?”.

É claro que prever o futuro é algo totalmente irrealista e sonhador. E não poderia ser diferente quando se trata de mercado financeiro, correto?

Mas, apesar disso, é possível utilizar alguns modelos que conseguem prever tendências de mercado com certa acurácia.

Um desses modelos/teorias é o Random Walk, ou Passeio Aleatório, em português.

E o que seria esse Random Walk?

O modelo do Random Walk propõe que futuras variações nos preços das ações não tem relação com variações anteriores, ou seja, são independentes.

Segundo a teoria, as ações sofrem variações aleatórias e imprevisíveis e o mercado, então, seria irracional.

Random Walk

E, levando-se em conta a Hipótese de Mercado Eficiente, acredita-se que seja impossível para um investidor conseguir ganhos acima da média de mercado, a menos que se assumam riscos cada vez maiores.

Devido a aleatoriedade das flutuações dos preços das ações, reforça-se a ideia da imprevisibilidade do mercado e, portanto, aqueles que investem em ações devem se atentar para minimizar os riscos e potencializar seus ganhos.

Seguindo a ideia da previsão de tendências de mercado financeiro, alguns modelos vem sendo propostos ao longo do anos a fim de se encontrar situações em que consigamos nos preparar melhor para crises futuras e repentinas.

Ainda assim, não é possível se contornar a Hipótese de Mercado Eficiente, então a acurácia desses modelos não chega a ser tão alta.

Portanto, não são tão confiáveis quanto se gostaria.

Investir em carteiras bem variadas pode ser uma saída bem confortável e segura, visto que grandes mudanças imprevisíveis podem acontecer no mercado, fazendo com que muitos percam dinheiro de maneira bem expressiva.


A matemática por trás do Random Walk é bem densa e, portanto, decidimos abordar apenas alguns aspectos principais da ideia que cerca o tema.

Para uma melhor ideia do tema, recomendamos os livros ‘A Random Walk Down Wall Street’, que trata também da Hipótese de Mercado Eficiente, e ‘An Introduction to Econophysics’, que aborda, de uma maneira bem interessante, a matemática que envolve o modelo Random Walk.

Deixe aí embaixo o que achou do textinho! Vamos conversar.

E me siga nas redes sociais: InstagramLinkedinFacebookTwitter .

Deixe uma resposta 0 comentários