Efeito Manada no Mercado Financeiro

O termo Efeito Manada ou Comportamento de Manada é utilizado para descrever a situação em que indivíduos em grande número se comportam da mesma forma, mesmo sem uma direção planejada.

O comportamento comum de uma pequena quantidade de indivíduos é o suficiente para conduzir uma grande manada na mesma direção.

Em termos econômicos, onde as pessoas tendem a imitar os comportamentos mais eficientes, não haveria porque ser diferente.

Efeito manada
Zebras Seguindo um Comportamento de Manada

Causas do Efeito

Normalmente, indivíduos que integram o mercado de ações vão apresentar esse tipo de comportamento. Por exemplo: alguém que vê que existe um crescente interesse em certo ativo pode acabar comprando a ideia e seguindo a multidão.

A ideia de que todos estão seguindo na mesma direção, menos você, também pode fortalecer, e muito, esse tipo de ação.

Seja consciente ou inconscientemente, este comportamento de seguir os passos dos outros acaba por levar o mercado à uma irracionalidade coletiva.

O efeito manada, por levar grande parcela dos investidores à irracionalidade, se mostra um desafio para a hipótese do mercado eficiente.

Apesar disso, nem todos os elementos cedem à irracionalidade, porque uma parcela dos investidores, que tem esse conhecimento e age de acordo para conseguir ganhos financeiros.

Outro fator que costuma ocasionar em comportamento de manada é a consideração por opiniões de especialistas.

Quando alguém respeitado no ramo tece opiniões a respeito de certas compras ou vendas, é bem possível que muitas pessoas comprem a ideia sem questioná-la, o que leva a um comportamento de manada.

Onde Ocorre o Efeito Manada

É esperado que as pessoas ajam mais emocionalmente quando estão perdidas. Portanto, no mercado financeiro, é mais comum que o efeito aconteça onde falta conhecimentos mais profundos por parte dos investidores.

Para melhor visualizar a situação, pense no seguinte exemplo: Considere que muitos indivíduos entendem pouco do mercado de tecnologia.

Os preços desse mercado começam a subir e experts do assunto começam a comprar tais ações. Portanto, na cabeça desses investidores comuns, essa pode ser uma informação valiosa.

E eles então repetem o comportamento.

Consequências do Efeito

O efeito manada se mostra um desafio para a hipótese de mercado eficiente, pois introduz variáveis humanas ao contexto. Irracionalidade, aversão à perda, super confiança, baixa confiança, dentre outros aspectos muito comuns da nossa natureza entram na equação.

Uma consequência direta do comportamento de manada, a nível individual, pode ser a perda de dinheiro de investimentos. É por isso que os estudos a respeito do mercado e a utilização de estratégias inteligentes é um diferencial nesses ramos.

Outro malefício do comportamento, dessa vez para o mercado como um todo, é a possível criação de bolhas econômicas, que podem gerar crises, devido a supervalorização de uma ação, por exemplo.

Novamente se faz importante o conhecimento específico para a realização de investimentos. Dentre estes conhecimentos, a capacidade de realizar um valuation se mostra muito interessante e você pode conferir um dos que fizemos há um tempinho atrás clicando aqui.


E aí, o que achou? Não se esqueça de deixar seu comentário e compartilhar seus conhecimentos conosco!

E me siga nas redes sociais: InstagramLinkedinFacebookTwitter .

>