Sistemas CRM: O que você precisa saber

Antes de falar de Sistemas CRM, é importante definirmos primeiro o que é um CRM, certo?

Muito se fala no tema ultimamente… Mas o que é um CRM?

CRM significa Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português.

Com o intuito de identificar e antecipar as necessidades do cliente, o CRM é uma espécie de abordagem que coloca o cliente no centro das atenções dentro de um negócio.

De forma mais sucinta e genérica, o CRM representa o contato com o cliente em todos os pontos, como marketing, vendas e atendimento.

O grande objetivo de tudo isso é a surpresa positiva gerada no cliente, com a antecipação de suas necessidades, o que pode levar à fidelidade e até mesmo à conquista de novos clientes.

Funcionamento do CRM

  1. Quando tratamos das ocasiões em que se faz necessário o uso de um sistema CRM, ou seja, das funcionalidades que se pode introduzir em uma empresa com seu uso, falamos de identificar aspectos internos que podem ser melhorados ou até mesmo aspectos que fogem da conformidade.
    É fundamental que se aprenda com os erros e com a opinião dos clientes para que sejam identificadas e sanadas essas falhas internas nos processos de atendimento, pesquisas, suporte técnico e outros relacionados.
  2. O CRM se mostra útil, também, na parte analítica do processo de vendas, onde o vendedor pode, junto a sua base de dados, se preparar de acordo com o cliente, já pensando nas objeções a serem derrubadas.
    E assim, a imagem gerada no cliente é positiva, devido ao preparo proporcionado na etapa de vendas. Esse aspecto do funcionamento do CRM costuma conduzir os clientes à fidelização.
  3. Outro aspecto potencializado pela aplicação do CRM é a comunicação interna da empresa. Devido a fluidez da informação que diz respeito ao relacionamento com o cliente, os setores da empresa ficam mais coesos, garantindo que sejam concretizadas todas as necessidades do cliente.
  4. Além de todos os aspectos anteriores, a aplicação de Sistemas CRM permite a projeção de um contexto futuro para a empresa.
    Identificando as potências e as falhas da empresa e da concorrência, é possível determinar melhor as questões relacionadas à gestão estratégica da empresa.

Mas eu Preciso de um CRM?

A necessidade da aplicação de um sistema CRM na sua empresa geralmente faz aparecer alguns sinais importantes, que não podem ser ignorados.

  • Os dados dos clientes são difíceis de se encontrar e conferir;
  • O crescimento da empresa está acima do previsto;
  • Equipes diferentes trabalham em conjunto dentro da empresa;
  • Muitos detalhes e negociações passam batido por causa de desorganização.

Se sinais como esses começam a aparecer na sua empresa, é um indício de que um sistema CRM poderia fazer uma diferença muito grande na sua empresa.


Em suma o CRM serve para o aprimoramento das atividades colaborativas da empresa, para a facilitação de métodos analíticos, aperfeiçoamento da dinâmica operacional interna e para o desenvolvimento e execução de estratégias.

Atuando nos tópicos de vendas, atendimento ao cliente e marketing da empresa, um sistema CRM integra, por meio do funil de vendas, toda a dinâmica interna de uma empresa, concentrando-a. Possibilitando assim que se atinjam resultados com maior eficácia e ciência das próprias ações.

A identificação em moldes semelhantes ao funil de vendas, em suas diferentes etapas, e a integração com um sistema CRM permitem que seja traçada a situação do marketing, vendas e atendimento ao cliente de forma coesa e simultânea.


E então? Você também aplica um sistema CRM na sua empresa? Conta aí pra gente!

E me siga nas redes sociais: InstagramLinkedinFacebookTwitter .

>