Mapa de empatia x Persona: Planejamento estratégico sistêmico

Você já ouviu falar em mapa de empatia e persona? São ferramentas usadas na segmentação de clientes e fazem parte do Planejamento estratégico sistêmico (PES).

E o que é o PES? É uma metodologia criada pela Pro Resultado, que ajuda a definir e montar empresas do 0 de forma estratégica.

Planejamento Estratégico Sistêmico Empresarial é sem dúvida um diferencial. O processo de esquematização integra os setores da empresa, fazendo com que o planejamento contemple todas as áreas, interligando-as e usando o mercado a favor da organização, além de estabelecer indicadores de controle.

Circulo do PES

Mapa de empatia

É uma ferramenta usada para conhecer o seu cliente e mapear a personalidade do seu cliente, e assim conhecê-lo melhor.

Conhecendo seu público-alvo você consegue oferecer produtos e serviços mais adequados.

Mapa de empatia

Com o mapa de empatia você desenha o perfil do seu cliente baseado nos sentimentos dele.

Quanto mais se sabe sobre o público-alvo, mais bem segmentado é o negócio. 

Por isso ele é um grande aliado.

O mapa de empatia coloca a empresa na direção certa para realizar campanhas, desenvolver produtos e executar ações.

A ferramenta foi criada para facilitar o brainstorming.

Empatia

Empatia diz respeito a capacidade de se colocar no lugar do outro, compreendendo o sentimento ou reação da outra pessoa imaginando-se nas mesmas circunstâncias e/ou contexto.

Para fazer o mapa de empatia você deve fazer 4 perguntas sobre a persona:

Para fazer o mapa de empatia você deve fazer 4 perguntas sobre a persona:

  • O que o cliente escuta?
  • O que o cliente pensa?
  • O que a persona fala e faz?
  • o que ele vê?

O mapa de empatia serve para várias coisas, não somente para o PES.

No mapa de empatia você conecta uma dor e prazer da persona e dá a ela uma descrição.

A ideia é entender a persona, conectá-las nos arquétipos, definir as dores e quando for fazer o mapa de empatia, você irá trabalhar com dores específicas delas.

Persona

A persona é um personagem semi fictício, pois ele é baseado em dados de comportamentos reais de pessoas que representam clientes ideais para a sua marca especificamente. 

Esses dados podem ser: idade fixa, nome, formação, hobbies, o que a pessoa ler, o que faz no tempo de lazer, ect.

A ideia na análise é identificar o cliente ideal. Essa análise é baseada em dados.

Aqui na Pro Resultado, usamos a estatística.

Como encontrar uma pessoa que você não sabe quem é? Uma persona orienta como encontrar um cliente.

Definir as personas, para encontrar os clientes que buscam por esse produto.

Quanto mais específico, mais assertivo.

Aproveite para baixar nosso material de Planejamento estratégico sistêmico completo

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