Como definir o propósito da empresa? Entenda aqui!

Mesmo já tendo esse direcionamento mais ou menos em mente, é bastante comum que os empreendedores se percam na hora de pensar sobre como definir o propósito da empresa. Isso se dá justamente pelo peso desse elemento na organização. É o propósito que norteia todo o planejamento, encaminhando assim tático e construindo o operacional.

A base para a construção de uma grande marca — que passa pela comunicação — tem totalmente a ver com a razão de ser do negócio. O motivo pelo qual a empresa existe, ou seja, a razão que faz a atuação acontecer, é o ponto focal de tudo. Mas como estabelecer esse propósito definitivamente? Continue lendo e descubra!

Afinal, o que é o propósito de uma empresa?

O propósito não é apenas o alvo, mas também o caminho. Com esse pensamento, vamos a uma pergunta simples. Imagine as empresas nas quais você trabalhou durante sua vida. Você consegue responder com exatidão o motivo pelo qual estava trabalhando? Se a ideia é lucro ou salário no final do mês, detectamos a falta de propósito.

O propósito não é a missão, nem a visão, tão pouco os valores. Mesmo quando essas definições estão presentes, o propósito se apresenta como algo ainda maior, que abraça todos esses elementos. Ter um propósito é, mesmo, dar um motivo para as ações e tarefas. É a essência do trabalho.

Temos mais uma pergunta: qual é o impacto da atuação da empresa na vida das pessoas que consomem seus produtos e serviços? O valor agregado da atuação, esse é o verdadeiro propósito da organização. Não é uma meta de longo prazo, mas sim o objetivo final de tudo que se faz.

Definindo rapidamente os elementos

A missão explica a empresa. A missão vai traçar as metas e objetivos a longo prazo que a empresa deseja alcançar. Os valores são a tradução da cultura empresarial, ou seja, do “caráter” do empreendimento, no que ele acredita etc.

Enquanto isso, o propósito é um motivo tangível para a empresa existir. Se você consegue responder qual é a importância do seu negócio na vida das pessoas, está entendendo tudo. Sendo assim, você precisa conhecer uma ferramenta, a seguir!

Como funciona o Golden Circle?

O Golden Circle, ou Círculo Dourado, é uma ferramenta para definir o propósito da empresa e conseguir visualizá-lo com total clareza. Popularmente conhecido pelo TED Talk do Simon Sinek (reserve 20 minutinhos do seu tempo para assistir quando puder, vale muito a pena), especialista em liderança, o Golden Circle trata de definir o “porquê”.

Muitas empresas e profissionais se perdem no “como” ou no “que” se faz. Em outras palavras, é comum que as próprias tarefas entrem na descrição do negócio, se tornando assim ações vazias, afinal não se sabe o motivo da execução. Na verdade “o que” e “como” são meios de alcançar o porquê. 

Entendendo as esferas do Golden Circle

A primeira esfera do Golden Circle é justamente o “porquê”, ou seja, o propósito. É por aí que se deve começar. Na verdade, se a sua intenção é perpetuar a atuação da empresa, você deve focar nesse ponto central, no motivo pelo qual ela precisa existir. Isso posiciona e diferencia negócios centenários de empreendimentos que fecham as portas.

Depois do porquê, siga com o “como”

Depois de definir o porquê, é hora de estabelecer o “como”, ou seja, o meio pelo qual o porquê vai se cumprir. Essa é a segunda camada do Golden Circle. Aqui entram os objetivos e o cumprimento da missão. É hora de traçar estratégias. O planejamento estratégico, norteado pelo propósito, começa aqui. Estabeleça planos de ação em escala macro.

Estabelecido o “como”,  defina “o que”

Enquanto o “como” está direcionado às estratégias, ou seja, ao tático, definir o que será feito é, prontamente, estabelecer o produto ou serviço. A organização precisa sim acontecer de dentro para fora: porquê, como, o que. O produto final é o resultado dos processos que são direcionados pelo propósito.

Comunicando externa e internamente

Embora o Golden Circle seja uma forma de se organizar para fazer a comunicação para seu público consumidor, é também o que vai inspirar os colaboradores a vestirem a camisa do negócio. Sendo assim, ao pensar sobre como definir o propósito da empresa, lembre-se de que esse também é o primeiro passo para uma atuação de alta performance.

Pense grande! Estruturar bem a sua organização agora, começando pelo propósito e aplicando o Golden Circle, é a forma eficiente de garantir o sucesso e longevidade do negócio. Essa estruturação faz parte do nosso Planejamento Estratégico Sistêmico: leia mais sobre o assunto!

Deixe uma resposta 0 comentários