Ter funcionários desmotivados impacta nos lucros da empresa? Descubra!

Ter funcionários desmotivados é um dos grandes malefícios do desempenho organizacional. Ela tem consequências graves e impacta diretamente nos lucros. Entender esse fenômeno e propor ações para evitá-lo é uma tarefa necessária da administração.

Quer entender mais a fundo a desmotivação dos colaboradores e quais são as maneiras de contornar essa situação? Continue conosco, preparamos este artigo para mostrar como essa questão pode estar interferindo em seus negócios!

Por que é importante entender os impactos da desmotivação da equipe?

Conhecer os problemas que a falta de engajamento da equipe pode proporcionar é um incentivo para a empresa contornar a situação e propor medidas para manter os colaboradores motivados.

Tratar esse objetivo como um dos pilares da gestão é fundamental se você deseja que a equipe tenha um bom desempenho. Afinal, o capital humano de uma organização pode ser o seu diferencial. Investir para que as pessoas se sintam bem e desempenhem o seu melhor é o caminho para produzir mais e com qualidade.

Como funcionários desmotivados podem afetar os lucros?

Para que uma empresa produza adequadamente e atinja seus objetivos ela precisa contar com engajamento dos colaboradores. Para que isso ocorra, eles devem estar alinhados aos propósitos da organização.

A premissa para um trabalhador atuar com afinco, produzindo com espontaneidade e dedicação, é a identificação com o negócio. Quando a pessoa entende quais são os princípios da empresa e quer seguí-los, desenvolve suas atividades proativamente.

Economicamente, pesquisas indicam que o resultado de um time envolvido com a empresa é o aumento do lucro, pois as tarefas são mais eficientes. Por outro lado, ter funcionários desmotivados repercute em gastos maiores.

O não envolvimento — ou envolvimento negativo — dos colaboradores com as atividades gera comportamentos prejudiciais para a organização, como:

  • aumento do tempo ocioso: os colaboradores passam longos períodos enrolando as atividades, produzindo menos e aumentando a relação tempo x resultado;
  • aumento dos acidentes no trabalho: acidentes são prejudiciais a todos. Mas quando os trabalhadores passam muito tempo distraídos e sem preocupação com as normas de segurança, eles têm maior chance de acontecer. Consequentemente aumentam-se os gastos;
  • aumento do índice de falhas: a desmotivação resulta no trabalho feito com menos vontade. Assim, mais erros ocorrem e muitas vezes o retrabalho é necessário;
  • aumento das faltas ao trabalho: quando os funcionários estão insatisfeitos com o trabalho, isso reflete em seu comprometimento. Geralmente eles começam a chegar atrasados ou não comparecer.

Fica claro como essas atitudes típicas de funcionários desmotivados têm impacto no seu resultado? Na linha de produção, por exemplo, caso os colaboradores passem muito tempo enrolando, o resultado é terrivelmente comprometido. Logo, com os mesmos gastos, se produz muito menos, diminuindo o desempenho da empresa.

Como aumentar a motivação dos funcionários?

A boa notícia é que existem estratégias que a empresa pode aplicar para motivar os colaboradores. Implantando algumas políticas e diretrizes internas, é possível desenvolver uma cultura organizacional que envolve a equipe, obtendo assim o melhor de cada um. Saiba como!

Conheça o time

A maioria das empresas esquece o caráter individual de cada colaborador. O que vemos é apenas um relacionamento profissional distante e generalizado. No entanto, cada funcionário tem particularidades que precisam ser cuidadas ou trabalhadas para que eles desempenhem seu máximo potencial.

Tendo uma visão mais próxima, você pode observar detalhes essenciais. Por exemplo, saber como o colaborador funciona sob pressão: se ele se desenvolve melhor ou se não lida bem pode ser crucial no momento de designá-lo para uma tarefa.

Você pode colocar um funcionário muito individualista para chefiar um time e o entrosamento não ocorrer. Diversas são as possibilidades nas quais entender o perfil e conduzi-lo no caminho certo pode trazer melhores resultados.

Invista em feedbacks

Muitos subestimam a capacidade dos feedbacks, pensando que eles não têm nenhuma função prática. Mas a verdade é que essa ferramenta de gestão é a melhor maneira de manter a equipe alinhada com os propósitos da empresa.

Quando os gestores se encontram pontualmente com o time e demonstram sua visão do desempenho dos colaboradores surte efeito. É possível inserir mudanças até que o colaborador pegue o ritmo e trabalhe de acordo com o almejado.

Quando esse trabalhador se sente amparado pela instituição, pode tirar suas dúvidas e sabe que ao participar será visto e levado em consideração. Desse modo, as atividades ocorrem de melhor jeito e todos os problemas que surgirem no caminho podem ser resolvidos, mantendo o colaborador motivado em evoluir e ser reconhecido.

Possibilite o crescimento

É muito difícil se sentir motivado quando por mais que você se empenhe não tem oportunidade de crescer. Por isso, uma política de recompensas oferece muitas vantagens ao ser estabelecida. O plano de carreira é hoje o que os profissionais capacitados procuram para se fixar em uma empresa.

Quando os colaboradores sabem que podem tentar novos desafios ao dar seu máximo nas funções atuais, se tornam extremamente dedicados. A ideia é atrelar o crescimento profissional aos resultados pessoais.

Faça sua parte na liderança

A liderança é uma base importante nesse processo. Esteja lado a lado de sua equipe para que ela evolua. Atue como uma inspiração para que todos saibam que se aplicarem seu máximo, terão espaço para desenvolver ainda mais.

A falta de engajamento da equipe impede a empresa de atingir seus objetivos. Afinal, os funcionários são responsáveis pelas atividades e devem estar em sintonia com a organização para executar seu trabalho da melhor maneira possível. Inserir políticas na cultura organizacional e ações para uma rotina empresarial motivadora é essencial para obter um desempenho mais produtivo dos funcionários e lucrar mais.

Nosso artigo foi útil para sua gestão? O que você pensa sobre a motivação dos seus funcionários? Comente conosco, queremos saber quais estratégias você adota em sua empresa para engajar os colaboradores!

Deixe uma resposta 0 comentários