Os 3 Tipos de Empresário

Sempre que se presta algum tipo de serviço que envolve o trato com empresários, é preciso ficar atento para deixar claras as suas ações e o porquê delas.

Seja trabalhando com consultoria, contabilidade ou qualquer outro tipo de ramo relacionado, compreender seu cliente é importante.

Por isso, classificamos os tipos de empresários mais comuns que nos deparamos na prestação de serviços de consultoria e contabilidade.

Identificamos a existência de 3 tipos principais, mas também apresentaremos ao final um tipo bônus, que bem justifica as contratações de serviços de consultoria.

Então continua com a gente aqui no texto para entender melhor o que são cada um desses tipos de empresário. Vem com a gente!

O Empresário Operacional

Esse é, dos tipos de empresário, aquele que, como o nome já diz, entende da operação de seu negócio, muitas vezes tendo vindo do chão de fábrica.

Suas origens no dia a dia operacional do negócio traz consigo uma tendência: esse empresário gosta da entrega, de solucionar os problemas de seus clientes.

Mas apesar de parecer um ponto inteiramente positivo, traz também alguns pontos a serem levantados, pois esse olhar operacional pode ser muito voltado para processos internos.

E assim, processos relacionados às vendas podem acabar negligenciados, assim como seus planejamentos para o crescimento do negócio.

Essa possível falta de foco em vendas e no crescimento da empresa pode acarretar em situações nada saudáveis para um negócio.

Tipos de Empresário Operacional
Fonte: Carlos Pires Consultor

O Empresário Vendedor

Esse é, dentre os tipos de empresário, o que entende de vendas. Ele sabe vender, tem um bom conhecimento do produto e das dores de seu cliente.

O dinheiro está entrando no caixa, mas esse é geralmente o tipo que peca na gestão de seu negócio.

As chances de existirem gargalos nas etapas de entrega, na gestão financeira e na de pessoas são grandes.

A análise de resultado geralmente é bem falha e se tem pouca noção do esforço necessário para alcançar suas metas.

O empresário vendedor geralmente precisa de auxílio na organização de sua empresa!

Tipos de Empresário Vendedor
Fonte: Carlos Pires Consultor

O Empresário Gestor

Esse tipo de empresário é aquele que tem uma boa noção dos aspectos de gestão relacionados à sua empresa.

Ele consegue organizar a empresa em questões financeiras, em processos internos, entende a produção, é capaz de estruturar bons modelos logísticos, de cobrança e etc.

Mas normalmente algumas áreas podem se apresentar como pontos fracos, como a questão das vendas.

Apesar de seus variados conhecimentos e saber onde quer chegar, ele pode não saber como chegar lá.

Tipos de Empresário Gestor
Fonte: Carlos Pires Consultor

O Empresário Qualificado

Por último, nosso tipo de empresário “bônus”, é o empresário que consegue lidar bem com todos os aspectos relacionados à gestão, operação e vendas.

Mas sendo tão qualificado como é, seu tempo é muito caro!

Uma boa opção para esse empresário é a terceirização de alguns desses aspectos, que apesar de serem também de seu domínio, gastam muito de seu tempo.

Conclusão

Cada um dos tipos de empresários apresentados possui seus pontos fortes e fracos, como deixamos bem claro ao longo do texto.

Tendo esses pontos fracos, é natural que as dificuldades encontradas queiram ser sanadas e é aí que entram os serviços de consultoria.

A consultoria se apresenta como parte importante do processo de crescimento e estabilização das empresas e não deve ser subestimada.

Uma visão externa é extremamente valiosa para uma empresa!

Não deixe de conferir no YouTube nosso vídeo falando sobre o assunto:

Deixe aí embaixo o que achou do assunto!

E me siga nas redes sociais: InstagramLinkedinFacebookTwitter .

>