Tipos de temperamento: descubra qual é o seu

Conhecer os tipos de temperamento é fundamental para quem quer fazer uma boa gestão de pessoas.

Além de aprimorar a liderança, o autoconhecimento também colabora para que você melhore como pessoa e desenvolva sua carreira de uma forma mais produtiva, entendendo os seus desafios e qual é a maneira mais eficiente de lidar com eles.

Pensando nisso, hoje trouxemos este conteúdo abordando os 4 tipos de temperamento. Que tal descobrir qual é o seu e quais são as características marcantes? Continue conosco e descubra!

Afinal, quais são os 4 tipos de temperamento?

Segunda as ciências que os contemplam — como a filosofia e a psicologia —, o temperamento se trata do conjunto aspectos e tendências que ditam comportamentos das pessoas. Há quem defenda que o temperamento é inato.

Justamento por isso, cada ser tem uma forma própria de encarar o mundo, desenvolver competências e habilidades, além de determinar quais são os seus valores. Conhecendo o temperamento e sabendo identificá-lo, você ganha poder para potencializar resultados.

Lembre-se de que tanto a gestão de pessoas e a liderança quanto a sua caminhada pessoal, na sua carreira, são reflexos do que se capta dos comportamentos e de como eles são trabalhados no ambiente corporativo.

1. Sanguíneo

Você é uma daquelas pessoas que enche a sala quando se apresenta? Conhece alguém assim? Então está diante do sanguíneo. Quem possui esse temperamento, costuma ser muito expansivo, falar bem e estar sempre no centro das atenções.

Comunicadores, logo se nota a persuasão em seus gestos. Além disso, os sanguíneos se adaptam às mais diversas situações com muita facilidade. Super otimistas, podem exagerar ao deixarem a impulsividade controlar a língua e as ações.

2. Melancólico

Como o nome já sugere, o temperamento melancólico está ligado a pessoas que são menos ativas socialmente, dando lugar à solitude. Elas apresentam comportamento tímido — por serem geralmente introvertidas — e costumam ter um lado pessimista que fala bem alto.

Contudo, não pense que esses aspectos só trazem negatividades, pois não é verdade: apesar de se darem melhor em funções individuais, eles são sensíveis e muito leais. Também tendem a esconder sentimentos, o que pode ser usado contra ou a favor deles.

3. Fleumático

Os fleumáticos são pacientes e geralmente quietos. Isso tem um motivo: eles estão pensando e amam o silêncio. Muito observadoras, as pessoas desse temperamento são também apegadas aos detalhes de suas rotinas, podendo ser um tanto quanto metódicas.

Resistentes às críticas, podem ser bastante inflexíveis e indecisos. O fleumático é aquele típico indivíduo que “fica na dele”, mas isso não significa que ele não vai agir quando precisar, portanto, não julgue por estereótipos.

4. Colérico

Entre os tipos de temperamento, o colérico é um que comumente está em cargos de chefia. Isso se dá porque ele traz pessoas com muita energia, além de uma simplicidade admirável para trabalhar em cima de planejamento.

Práticos e ambiciosos, os coléricos podem ser dominadores, além de intolerantes, impacientes e explosivos. O mais importante é focar no equilíbrio, para direcionar toda essa força para ações produtivas, tanto para si quanto para os outros.

É possível ter mais de um tipo de temperamento?

Ainda que as características dos 4 tipos de temperamento que citamos sejam as mais comuns, é absolutamente natural que você se encontre traços de mais de um na sua personalidade. Para descobrir como a sua balança se divide, fazer mais de um teste de temperamento é uma boa ideia.

Por isso, não deixe de ir em busca do aprimoramento que você precisa para crescer, aprendendo e usando esse conhecimento para alavancar a sua carreira. Falando nisso, você sabe qual é o seu estilo de liderança? Leia nosso post sobre o assunto e descubra qual dos 3 é o seu!

Deixe uma resposta 0 comentários