Como ser um vendedor de sucesso em 5 passos

Vender é muito mais que oferecer produtos ou serviços: vendas são ofertas de soluções para clientes. Se você se pergunta como ser um vendedor de sucesso, esse entendimento é o primeiro passo para chegar lá.

Há quem diga que vender é um dom, que se nasce com esse “timbre”. Nós da Resultado em Foco sabemos e acreditamos que vender é uma técnica e que, nessa condição, pode ser desenvolvida.

Os melhores vendedores não são aqueles que nasceram com o “dom” de vender, mas os que realmente encaram sua profissão como uma carreira e buscam cada vez mais qualificação e desenvolvimento.

Se você é um desses profissionais, preparamos este material com 5 práticas de vendedores de sucesso, para você refletir, aplicar e aumentar suas vendas!

1. Domine o assunto

Um bom vendedor não pode ser menos do que a pessoa mais qualificada para tratar de todos os aspectos de seu produto ou serviço.

Sendo assim, estude profundamente o assunto que vai tratar com seu cliente, analisando como sua solução poderá atendê-lo. Não deixe nada escapar, seja simplesmente um expert acerca do produto ou serviço que está negociando. 

2. Acentue a diferença entre valor e preço

Preço nada mais é do que a representação monetária de um gasto. Dessa forma, é apenas um desembolso financeiro. Logo, o aspecto “preço” não deve ser considerado na venda.

O valor, por outro lado, trata-se do benefício inerente, ou seja, o valor do produto é intrínseco ao benefício oferecido por ele.

Sendo assim, antes de dar um preço a um produto ou serviço, lembre-se que o valor dele deve ser, essencialmente, plantado na consciência de seu cliente. 

3. Coloque o cliente em cena

Na hora de vender, faça seu cliente imaginar como será após contratar seus serviços, colocando-o dentro da cena. Use perguntas que o levem à conclusão de que ele precisa do que você está oferecendo.

Veja esses exemplos: 

  • como seria se o senhor tivesse acesso a tais informações em tempo real?
  • ter acesso a esses dados vai melhorar a gestão do seu negócio?

O cliente deve sempre imaginar o resultado da solução proposta por você, pois na hora de decidir comprar, a parte do cérebro humano que atua é justamente a que analisa as consequências de nossas ações, ponderando os estímulos do ambiente e impulsos emocionais.

Portanto, se você faz com que seu cliente imagine o benefício que terá ao contratar o produto ou serviço vendido por você, vai influenciá-lo, justamente a sentir-se melhor com a ideia de possuir o que você está oferecendo. 

4. Conheça o seu cliente

Para oferecer a melhor solução para seus clientes, é essencial que você os conheça. Use ferramentas para tomar nota de detalhes sobre gostos, hobbies, situações atuais e tudo mais que possa fazer você mais íntimo de seu cliente.

Até mesmo problemas que seu cliente lhe confidenciou podem ser utilizados para iniciar a próxima interação. Assim, você se torna mais atencioso, eficiente e eficaz na apresentação de soluções.

Utilize as informações pessoais para alimentar uma relação de confiança entre vocês. Dessa forma, você faz o cliente se sentir único e importante, como deve ser. Veja exemplos: 

  • e aquela pescaria que o senhor tanto gosta, quando será a próxima?
  • conseguiu solucionar aquele gargalo que existia na sua produção?

Os softwares de CRM (Customer Relationship Management ou Gestão do Relacionamento com o Cliente) estão em alta. Mas será que você sempre usa corretamente essa ferramenta?

Se você quer saber como ser um vendedor de sucesso, é fundamental que as informações que você tem do cliente obtenham esse efeito de aproximação e personalização do atendimento.

5. Entender para atender

O conceito conhecido de DNA da venda, fala sobre Desejo Não Aparente. A ideia desse conceito é conhecer exatamente o que seu cliente deseja, o que está por trás do interesse pelo produto.

Em outras palavras, a intenção é saber qual é a dor que ele deseja sanar ou qual benefício deseja alcançar através da contratação. Para entender melhor esse aspecto, questione seu cliente, usando os seguintes pontos:

  • a situação atual do cliente;
  • como o cliente pensa que deveria ser ou estar tal coisa;
  • o que está impedindo isso de funcionar da forma que ele precisa;
  • o que a solução da tal situação significa para ele.

Ao pensar sobre como ser um vendedor de sucesso, conclua que a resposta está no quanto você se esforça e busca aprimoramento. Há diversas técnicas de vendas que você definitivamente precisa aprender e aplicar para alavancar seus resultados e sua carreira.

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