Como ser um consultor de sucesso: 5 posturas pra você adotar!

Você pode ter chegado no momento da sua vida no qual sente a necessidade de algo mais, já atingiu o ápice da sua atuação ou quer se reinventar pela conclusão de que seu potencial não está sendo aproveitado ao máximo: está tudo certo! Mas como ser um consultor de sucesso quando a carreira já está desgastada e/ou há tanta concorrência no mercado?

Há 5 posturas — que exigem mudanças de mentalidade — imprescindíveis para que você consiga inclinar o seu desempenho para resultados, assumindo uma versão consultiva e agregando valor aos seus clientes e à carreira que você tanto suou para construir: veja a seguir quais são elas!

1. Viva o seu propósito

Por que eu faço isso? Cogite essa questão em dois aspectos. O primeiro, no sentido pessoal, de qual valor isso tem para a sua vida, sua realização, felicidade, desenvolvimento etc. No segundo: qual é o impacto no mercado e na vida dos clientes. Ou seja, qual é o real objetivo e por que ele é diferente de todos os outros.

Além da sua evidente falta de realização na vida em geral — porque sua carreira faz parte significativa dela —, mentira não vende, pelo menos não por muito tempo. Sendo assim, é fundamental que você tenha estabelecido qual é o seu propósito e sua motivação, ou seja, por que você levanta todos os dias para trabalhar.

2. Aprenda a ouvir e observar

Como você vai desenvolver um diagnóstico e propor soluções se nem ao menos entendeu o desafio? Muito do diferencial de um consultor vem da capacidade dele de ouvir o cliente e compreender a situação em sua totalidade, visualizando de vários prismas e trazendo, assim, panoramas diferenciados para análise.

Uma das suas características principais, como consultor de sucesso, é a capacidade de ouvir e observar as situações. Não deixe nada escapar. Escute atentamente quais são os problemas do cliente, quais são as implicações dos contextos. Às vezes, o problema não está no óbvio. Aí está a grande sacada!

3. Estude, estude e estude

Aprimoramento constante é regra. Para alcançar excelência na sua carreira, seja ela qual for, você deve estudar sempre. O aprendizado nunca para, tenha isso em mente. Além das tecnologias, inovações e mudanças do mercado — você precisa ficar sempre atento —, há alguns assuntos que você deve estar por dentro, confira!

Personalidades e temperamentos

Você está aqui buscando dicas sobre como ser um consultor de sucesso. Pois bem: você pode lidar com máquinas, processos, metodologias etc. A verdade é que por trás de tudo isso há um fator comum: nós, humanos. Por isso, entender de pessoas é o primeiro passo para conseguir estabelecer uma carreira que dá resultado.

Sendo assim, fique por dentro de teorias consagradas, buscando assimilações e semelhanças no dia a dia. Quando você consegue compreender as pessoas, vai saber o que elas estão dizendo, o motivo e, consequentemente, como se comunicar com elas. Teorias como os tipos de personalidade, os arquétipos de Jung, tipos de temperamento, de liderança, entre outros, podem ajudar você (temos tudo isso aqui no blog). Pesquise!

Comportamento do cliente

Ainda falando sobre conhecer pessoas, mas indo para o lado mais ‘comercial’ da coisa, não deixe de se inteirar sobre comportamento do consumidor. Tendências para os próximos períodos, o que está em alta agora, o que vai cair em desuso, além de informações mais subjetivas sobre a jornada do cliente, funil de vendas, enfim tudo deve estar no seu hall de estudos.

Oratória e persuasão

A sua comunicação é o seu tesouro, afinal, não adianta entender as soluções e ter orientações brilhantes se ninguém consegue entender o que você diz. Pior: se você não consegue vender a ideia. Mas não se preocupe, não precisa nascer vendedor para conseguir fazer isso.

Há diversos estudos que vão ajudar você a se posicionar, como a Programação Neurolinguística (PNL). Há também técnicas como o Rapport, que pode ser utilizada para criar vínculo. Enfim, a sua imagem, como você se movimenta, seu aperto de mão, as palavras que usa. Tudo conta e tudo pode ser desenvolvido!

Técnicas de vendas

Falando em Rapport, vamos entrar nas técnicas de vendas. É muito bom quando o cliente vem, te procura, explica a situação dele, acredita na sua argumentação etc. Mas quando isso não acontece, você precisa saber vender o seu serviço.

Há muitos recursos para estudar, adequar à sua atuação e usar. O planejamento comercial, utilizando o Spin Selling, é um deles. Além disso, o marketing pode usar gatilhos mentais. Repare que uma postura vai agregando valor à adoção das outras. Resta começar!

4. Busque referências

Quem são as suas referências? Quem sabe fazer aquilo que você gostaria de fazer? Além de identificar seus potenciais concorrentes, é fundamental que você encontre também inspirações, pessoas com quem aprender e que podem acrescentar bastante na sua jornada.

Faça network de qualidade e se cerque de pessoas que possam colaborar para o seu crescimento. Isso inclui também ensinar aos outros. Compartilhando, a gente também aprende. A internet é uma ferramenta importante: siga esses perfis de referência e fique por dentro das melhores práticas, busque mentorias etc.

5. Evite o conforto

Você estranhou esse tópico? Tudo bem, você não leu errado. Acontece que quando você se permite ficar confortável em uma posição, em um nível de conhecimento, em uma forma de atuação, enfim, você acaba se ‘conformando’ e daí o seu crescimento estaciona. Nós, da Resultado em Foco, acreditamos no desconforto como mindset para a alta performance.

Então, se você quer saber como ser um consultor de sucesso, comece cultivando essa mentalidade. Pense em tudo aquilo que deixa você estacionado — mesmo que positivamente — e selecione ações para tirar você desse conforto, incentivando à ação e proatividade. 

Dê o start nessa nova postura e comece a transformar a sua carreira agora: assine a nossa newsletter para receber materiais e insights especiais diretamente no seu e-mail!

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