Planejamento estratégico: 7 dicas e 5 passos para você criar o seu! (PES)

Você sabe o que é planejamento estratégico? E sabe qual a importância dele para sua empresa?

Planejamento estratégico é um documento que estabelece a estratégia a ser adotada para que a organização possa atingir seus objetivos dentro da organização.

Jogo de Damas

É uma ferramenta de gestão que mapeia o caminho para atingir seus objetivos e é muito importante para a empresa alcançar o sucesso.

Ele funciona como um roteiro, que determina onde a sua empresa está, aonde quer chegar, quais ações necessárias, e qual será o planejamento da empresa, a curto, médio e longo prazo.

Segundo Peter Drucker, “O planejamento estratégico é um processo contínuo e sistemático de tomada de decisão empresarial com base em profundo conhecimento do futuro do negócio, incluindo os esforços necessários para aplicar essas decisões, medir resultados e prover feedback.”

Com um bom plano, consegue-se definir metas, traçar estratégias, antecipar problemas e monitorar seu progresso.

O planejamento entra com a metodologia (os meios), enquanto a estratégia aparece com a parte criativa, de análise e decisão.

O planejamento pode ser feito mensalmente, anualmente ou com propostas a longo prazo, como três a cinco anos, tudo vai depender do que a empresa quer alcançar nesse momento.

Esse planejamento é usado da abertura do negócio, dá bases sólidas para lidar com crises, e na expansão dos negócios.

3 perguntas a se fazer para entender o planejamento estratégico:

1 – Onde sua empresa está? Qual é o ambiente de negócios?

2 – Onde quer chegar com sua empresa?

3 – Como chegará lá?

O planejamento estratégico é classificado em 3 níveis:

Planejamento estratégico:  Funciona como um guia que direciona para o futuro do negócio, o planejamento é feito na alta gestão da organização e as decisões serão efetivadas a longo prazo.

Planejamento tático: Se restringe a processos ou setores específicos. São decisões que serão efetivas a médio prazo.

Planejamento operacional:  Nesse nível as decisões são efetivadas a curto prazo e estão envolvidos todos os níveis hierárquicos e setores da empresa.

Benefícios do planejamento estratégico para sua empresa:

  1. Economia – Reduz o desperdício e o retrabalho
  2. Otimização do tempo – O planejamento proporciona ganho de tempo.
  3. Assertividade – Aumenta a assertividade na tomada de decisões.
  4. Priorização – Dá condições para uma melhor priorização de tarefas.
  5. Comprometimento – Aumenta o comprometimento dos colaboradores.
  6. Prevenção de problemas – Previne problemas
  7. Resume o propósito da organização

Como criar um planejamento estratégico:

  1. Definição de identidade organizacional isso que inclui missão, visão e valores.

Missão: Essência, razão de existir da empresa.

Visão: “sonho”, onde a empresa quer chegar.

Valores: São princípios

2. Identifique pontos fortes e fracos

 Para conhecer a real situação onde a empresa se encontra.

3. Identifique as oportunidades

Conheça seu público e o mercado de maneira ampla.Definição de objetivos e metas, ou seja, o que a empresa pretende alcançar. Onde e quando pretende chegar. É importante saber identificar o público-alvo de cada ação e cada objetivo.

4. Análise das Forças competitivas do mercado

Conhecida como 5 forças de Porter, que são:

  • Rivalidade entre os concorrentes
  • Poder de negociação dos clientes
  • Poder de negociação dos fornecedores
  • Ameaça de novos entrantes
  • Ameaça de produtos substitutos

Algumas ferramentas complementares ao Planejamento estratégico são: Matriz SWOT, Análise das 5 forças de Porter, Balanced Scorecard (BSC) e Matriz BCG.

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